Juca Ferreira: “As mulheres, mais uma vez, saíram na frente diante de um contexto tão difícil”

07 de dezembro, 2015

(Fórum, 07/12/2015) Sob os gritos de “Fora, Cunha” e “Não vai ter golpe”, o ministro da Cultura abriu o projeto “Emergências”, no Rio de Janeiro, com discurso histórico em prol da cultura e da luta de mulheres, juventude, movimento negro, indígena e LGBT contra os retrocessos, a tentativa de “golpe” e o avanço conservador

Começou na tarde desta segunda-feira (7) o “Emergências”, projeto do Ministério da Cultura em parceria com entidades, organizações, coletivos culturais e movimentos sociais do Brasil e do mundo que reunirá, até o próximo domingo (13), mais de 4.500 pessoas entre artistas, ativistas, pensadores, produtores culturais, políticos, midialivristas e representantes de frentes e manifestações culturais de todos os tipos. Entre mesas de debates, imerções, oficinas, encontros, palestras e apresentações artísticas e musicais, o evento tem como intuito reunir pessoas de diferentes vivências e lugares para pensar e produzir cultura também como manifestação política e analisar a relação que a cultura tem, por exemplo, com a a luta das mulheres pela igualdade ou de que forma a inovação ou a resistência cultural podem fazer frente à retrocessos e avanços conservadores.

“Desde 2003 [o ministério] deixou de trabalhar só com arte e estamos trabalhando com a cultura em geral e todas as manifestações simbólicas. Entramos agora numa área que não tínhamos ainda de forma sistemática trabalhado, e esse encontro vai nos orientar: a relação da cultura com a luta das mulheres pela igualdade, a relação da cultura com a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. Ou seja, questões vitais do mundo da cultura, que não tinham uma relação direta com o ministério, passam a ter e é irreversível essa relação”, disse o ministro Juca Ferreira em conversa com a imprensa pouco antes da abertura oficial do evento, que aconteceu no Circo Voador, região central da capital fluminense.

Em seu discurso, considerado histórico por ativistas, artistas e demais presentes, Ferreira aprofundou o que disse na entrevista coletiva defendendo a tese de que a cultura tem, também, como papel, lutar contra retrocessos e impedir que direitos conquistados com a democracia sejam arrancados da população com o “avanço conservador” em voga.

“Não podemos de maneira nenhuma deixar que se estabeleça o retrocesso, que sejam ameaçados direitos conquistados e, principalmente, que se ameace a liberdade que só a democracia que construímos nos últimos anos garante (…) Estamos falando de novas sensibilidades e visões de mundo. Estamos falando de uma nova cultura política”, afirmou, sendo interrompido a partir daí e em muitos momentos pelo coro de “Não vai ter golpe” das mais de 500 pessoas presentes que lotaram o Circo Voador.

O ministro da Cultura, ao longo de sua fala, também lembrou das recentes lutas que diversas frentes vêm travando contra os retrocessos citados. Quando citou o recente levante de mulheres e a luta dos estudantes secundaristas em São Paulo, foi ovacionado com gritos de “Fora, Cunha” e “Não, não, não a redução”.

“As mulheres, mais uma vez, saíram na frente. Os adolescentes secundaristas do estado de São Paulo estão nos dando uma lição. Os povos indígenas enfrentam a tentativa de invasão de suas terras e lutam pelos direitos conquistados. O movimento negro luta contra a intolerância religiosa, o racismo e a discriminação. Os trabalhadores enfrentam a tentativa de redução dos seus direitos”, disse.

A luta das mulheres, inclusive, ganhou papel de destaque na abertura. A fala de Juca funcionou apenas como uma solenidade para o que estava por vir: o primeiro ato do “Emergências” formada apenas por mulheres e ativistas transexuais em uma análise sobre direitos humanos, política, violência de gênero, racismo, machismo, homofobia e outras formas de opressão.

A programação completa do “Emergências” pode ser conferida aqui.

Abaixo, a íntegra da fala do ministro que deu, oficialmente, início ao evento que por uma semana vai pensar e repensar a cultura e a política no Brasil e no mundo.

“Estamos abrindo nosso encontro Emergências depois de um longo período de preparação junto com os movimentos socioculturais. A palavra emergências nos remete a pelo menos dois sentidos.

Quando idealizamos esse encontro, pensamos apenas em um dos seus sentidos: o sentido de emergir, do que está se constituindo socialmente. O Emergências foi planejado para atender à necessidade de refletirmos sobre as relações da cultura com temas que surgiram nas últimas décadas e estão se afirmando como centrais para a humanidade neste início do século XXI.

Quiseram as circunstâncias políticas do País que, independente da nossa vontade, nosso encontro tivesse que lidar também com o outro sentido da palavra emergência, como momento crítico, que precisa ser enfrentado imediatamente, com o sentido da urgência, da gravidade.

A tentativa, ora em curso, de quebra da ordem democrática é muito grave e nos obriga a exercitar a reflexão sobre o que nos é urgente, integrando, com isso, os dois sentidos da palavra.

Precisamos refletir sobre as ameaças às sociedades democráticas, e em particular, a ameaça à democracia brasileira. Nossas reflexões podem contribuir para uma recomposição programática, política e cultural que fundamente um novo ciclo político, capaz de fazer avançar a democracia, as liberdades individuais e coletivas, os direitos sociais e a sustentabilidade.

Ver aqui presente tanta gente, gente dos quatro cantos do Brasil, ver tantos hermanos e hermanas da América Latina, Espanha, Portugal e Estados Unidos; ver intelectuais, ativistas e pensadores, reunidos em torno de propósitos tão generosos, sobre tantos temas importantes para toda a humanidade, me entusiasma como poucas coisas neste mundo.

Tamanha sinergia nos revigora, nos anima, nos enche de esperança. Por si só, este auditório já nos diz que não é hora de perplexidade, nem de desânimo.

O que aqui nos une são os sentimentos mais qualificados que pode almejar uma coletividade. Estamos aqui para celebrar e refletir sobre a democracia, a paz, a justiça social, o respeito às diferença humanas e em nome do amor e da solidariedade.

Hoje, no Brasil, vivemos um momento crucial para o futuro da democracia, para a paz, para os direitos sociais e para a sustentabilidade. Vivemos tempos de ameaças de perdas de direitos, de retrocessos das conquistas sociais e políticas conquistadas a duras penas nas últimas décadas e de tentativas de legalizar uma relação irresponsável com o meio ambiente. No Brasil e em alguns outros países, há os que querem retroceder ao tempo em que o Estado não era laico.

A lógica neoliberal de cada um por si e de um Estado sem compromissos com os direitos fundamentais da população está voltando. Para se ter uma ideia do momento que estamos vivendo: há quem no Brasil de hoje peça a ditadura de volta, há quem trame golpe de Estado dando-lhe aparência de legalidade, sem nenhum receio de pôr em risco a democracia.

Não podemos de maneira nenhuma deixar que se estabeleça o retrocesso, que sejam ameaçados direitos conquistados e, principalmente, que se ameace a liberdade que só a democracia que construímos nos últimos anos garante.

Precisamos é de um novo ciclo de desenvolvimento, com mais direitos e com um Estado mais democrático, de mais qualidade de vida e melhores condições para a realização da condição humana de todos.

A queda do muro de Berlim pôs por terra os ideais que alimentavam a utopia socialista de então. Naquele momento, perdiam-se algumas referências que tinham balizado as conquistas sociais e os ideais de igualdade e justiça social que mobilizaram a humanidade desde o século XIX e durante todo o século XX.

As grandes causas de caráter mais totalizante deixaram de mobilizar a população em geral. Mas, por outro lado, na contramão de tudo isso, como uma transmutação e uma possibilidade de renovação dos ideais utópicos, multiplicaram-se as demandas sociais.

Por mais paradoxal que seja, exatamente quando o sinal estava fechado para as utopias mais gerais, cresceram e passaram para o primeiro plano demandas de vários segmentos sociais e expandiram-se os ideais libertários, ideais que, significativamente, exigem uma revolução cultural. Foi quando a cultura assumiu o primeiro plano e invadiu o campo da política, irreversivelmente.

Estamos falando de novas sensibilidades e visões de mundo. Estamos falando de uma nova cultura política.

Gradativamente, passaram para o primeiro plano lutas como o combate ao racismo e a discriminação – afirmou-se a igualdade de direitos e oportunidades entre negros e brancos; o reconhecimentos dos direitos dos povos indígenas; os direitos da infância e da juventude; o direito das mulheres à igualdade com os homens, e o seu direito à singularidade; os direitos dos idosos, dos portadores de deficiências físicas e dos portadores de transtornos mentais, e também os direitos individuais frente ao Estado e às coletividades; o direito à liberdade de orientação sexual e o direito à cidade. Sem esquecermos do direito a um meio ambiente saudável.

Estavam dadas as condições para se pensar no futuro do planeta e para uma nova relação com a natureza. Naquele momento, estava posta a questão da sustentabilidade.

Os valores democráticos foram se afirmando em todo o mundo, em diferentes intensidades, com a queda de regimes totalitários e ditatoriais e com a decadência do colonialismo.

Esta renovação dos ideais libertários e muitas conquistas desse período, entretanto, estão hoje ameaçadas pelo recrudescimento, no Brasil e no mundo, do fanatismo, do racismo, da xenofobia, da intolerância religiosa, do machismo e do fascismo, em mais uma onda de reação conservadora como outras que já presenciamos em outros momentos.

Precisamos nos reinventar, econômica, social, política e culturalmente. O autoritarismo vem reagindo com as armas que pode aos avanços da democracia e à redução das desigualdades sociais em nossos países.

Este fenômeno se manifesta no Brasil e na América Latina de hoje, estimulado pela crise econômica mundial e também pelos erros cometidos pelas forças políticas que conduziram este processo.

Vivemos uma luta política entre o passado e o futuro, entre o poder exercido para poucos e o poder comprometido com o interesse da maioria.

Esta batalha está sendo travada à luz do dia, diante dos olhos de todos, travada na política, na economia, nas comunicações, na diplomacia, no direito e, também, como não poderia deixar de ser, na cultura.

O lado positivo disso tudo tem sido ver que muitos – mulheres, índios, juventude, trabalhadores, pobres, quilombolas, moradores da periferias das grandes cidades etc. –, ao perceberem a democracia e os direitos conquistados sendo ameaçados, se lançaram a um protagonismo maior.

As mulheres, mais uma vez, saíram na frente. Os adolescentes secundaristas do estado de São Paulo estão nos dando uma lição. Os povos indígenas enfrentam a tentativa de invasão de suas terras e lutam pelos direitos conquistados. O movimento negro luta contra a intolerância religiosa, o racismo e a discriminação. Os trabalhadores enfrentam a tentativa de redução dos seus direitos.

É perceptível a emergência de uma cidadania planetária. O Emergências está associado a necessidade de uma reflexão profunda sobre o novo contexto social, político, econômico e cultural em que vivemos, marcado por grandes desafios, por novas formas de convivência, por novos territórios culturais, novas modalidades de organização e participação social e por novas e mais democráticas e acessíveis modalidades de relacionamento com a informação.

Precisamos fortalecer a democracia em todas suas dimensões. Para fazer frente à repressão, ao autoritarismo e à ameaça de retrocesso nas conquistas sociais.
Emoldurada pela economia internacional, a crise é do tamanho do mundo, nem mais nem menos, uma crise que atinge as mais diversas dimensões da vida coletiva nos quatros cantos do planeta. Da crise econômica à crise migratória, da crise de mercado à crise simbólica, da crise dos modelos de desenvolvimento à crise de valores. Ou seja, da crise da sociedade humana à crise de sustentabilidade da vida no planeta.

Esta é, em suma, uma crise civilizatória e assim ela se manifesta na esfera cultural. Aponta para a necessidade de uma nova cultura, para a necessidade de uma nova sensibilidade e de mudança de comportamento e compreensão da condição humana; baseada em direitos e oportunidades iguais e no respeito à diversidade, na convivência e na interação entre desiguais e em uma relação respeitosa com a natureza. E, como já disse o poeta, “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”.

A afirmação da beleza, da não violência, da tranquilidade, da alegria e do prazer é, em última análise, uma luta política. Insistir nesses valores, na restauração da Terra como meio ambiente humano e da vida em geral é, hoje em dia, uma questão de sobrevivência. Mariana e o Rio Doce que nos digam.

O Emergências busca respostas para questões que nos assaltam por todos os lados. Questões graves e imediatas, como esta tentativa de golpe no Brasil, e questões ligadas à construção de uma cidadania planetária em que todos se reconheçam. É isso o que se espera da troca de conhecimentos e da soma das inteligências e das energias vitais aqui reunidas, todas dispostas a encontrar caminhos mais democráticos e sustentáveis a partir de experiências vividas em seus territórios.

Sei que todos aqui estão convencidos de que precisamos defender a democracia e aprofundar suas conquistas.

Fora da democracia não há caminho que valha a pena trilhar.

É para isso que estamos aqui: para defender o direito de todos. Somos contrários à violência e à boçalidade.

Muito obrigado pela participação de todos e por terem aceitado o convite do Ministério da Cultura. Nosso muito obrigado a todas as organizações sociais parceiras na realização deste evento.

Vamos ao trabalho!”

Viva a democracia!

Ivan Longo

Acesse no site de origem: Juca Ferreira: “As mulheres, mais uma vez, saíram na frente diante de um contexto tão difícil” (Fórum, 07/12/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas