AzMina recebe Menção Honrosa internacional por cobertura de aborto

26 de outubro, 2023 AzMina Por Redação

Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, da Fundação Gabo, reconhece os melhores trabalhos da América Latina

A cobertura que a Revista AzMina fez sobre aborto legal e seguro entre 2021 e 2023 foi reconhecida com menção honrosa no tema ‘Desafios da atenção à saúde’ pelo Prêmio Roche, da Fundação Gabo. A premiação chega a sua décima primeira edição, valorizando os melhores trabalhos jornalísticos da América Latina. Dessa vez foram 698 inscrições de 20 países, sendo 60% por autoras mulheres. A cerimônia oficial será em 16 de novembro de 2023.

O júri destacou que o trabalho d’AzMina é necessário e completo, expondo visões sobre um problema complexo no Brasil: o sexismo, o conservadorismo, os preconceitos e a falta de acesso das mulheres ao aborto legal, seguro e gratuito. “Nessa cobertura, há diversas matérias: reportagens sobre a demora das unidades de saúde e do atendimento às mulheres que acabaram de abortar, além da restrição de medicamentos abortivos e projetos de lei no Congresso Nacional, que vão contra os direitos das mulheres.”

A cobertura constante contempla reportagens em texto, vídeo, ilustrações e gráficos, abordando diversos aspectos da questão do aborto. Em uma delas, AzMina mostra que o machismo, o tabu e o preconceito geral em torno do tema no Brasil dificultam avanços na área e o uso de métodos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar mulheres e pessoas que abortam. Além das perseguições e restrições do aborto, quando se chega em um hospital brasileiro – não importa se sofreu uma perda espontânea ou se provocou a interrupção da gestação indesejada -, essa mulher é empurrada para uma cirurgia desnecessária: a curetagem. Há mais de 30 anos existe um medicamento simples (misoprostol), que foi trancado no armário pelas autoridades brasileiras, impedindo o acesso ao aborto seguro medicamentoso.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas