Mulheres têm três vezes mais chances de aparecerem nuas no cinema

05 de abril, 2016

(O Globo, 05/04/2016) Estudo apontou também que somente 12% dos filmes tinham protagonistas femininas

As mulheres têm três vezes mais chances de aparecerem nuas em filmes americanos do que os homens, de acordo com um estudo da Univerdade de Mount Saint Mary, em Los Angeles (EUA). A quinta edição do Relatório sobre a Situação de Mulheres e Garotas na Califórnia, lançado anualmente, reúne dados das pesquisas mais recentes na área, incluindo o censo americano de 2014.

Em uma pesquisa sobre as 100 maiores bilheteria nos Estados Unidos em 2014, contabilizando apenas personagens com falas, 26% das personagens apareceram parcialmente ou completamente nuas. Entres os homens, o índice foi de 9%. Como nudez parcial, os pesquisadores consideraram a exibição do peito, abdômen ou alto das coxas. Em outras palavras, mesmo contando cenas em que homens aparecem sem camisa, a nudez feminina ainda é muito mais explorada.

Somente 12% dos filmes apresentaram protagonistas femininas. Além disso, apesar de representar 46% do mercado de trabalho americano, as mulheres só constituíam 23% dos personagens identificados como empregados.

Também foi constatado que, quando uma mulher ocupa um cargo-chave atrás das câmeras, como diretora ou produtora executiva, 52% das equipes de roteiristas incluem mulheres. Isso também influencia o número de protagonistas femininas, que passa de 4% para 39%.

A pesquisa mostrou ainda que, entre os 250 filmes de maior bilheteria em 2014, 4% tinham diretoras de fotografia e 7% tinham diretoras. Por outro lado, 62% dos longas tinham mulheres como produtoras, e 44% como produtoras executivas.

Na televisão, 74% das personagens femininas são brancas. As negras constitutem 15% e as asiáticas e latinas, 4%.

Acesse o PDF: Mulheres têm três vezes mais chances de aparecerem nuas no cinema (O Globo, 05/04/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas