02/01/2011 – Ministra Helena Chagas defende liberdade de imprensa (Globo/UOL)

02 de janeiro, 2011

(O Globo/UOL) Ao assumir o cargo de ministra da Secretaria de Comunicação Social, a jornalista Helena Chagas defendeu a liberdade de imprensa. “Tivemos plena liberdade de imprensa no governo Lula e continuaremos a ter. Esse não é um assunto em questão”, declarou a nova ministra, para quem a informação é um direito da sociedade e que isso se insere nas mudanças sociais iniciadas pelo governo Lula. “Resgatar 20 milhões de pobres e elevar 16 milhões para a classe média vai muito além da distribuição de renda. Há cada vez mais brasileiros com acesso à informação e com capacidade de questioná-las.”

A nova ministra lembrou que cresceu durante o período da ditadura e que costumava ler trechos da obra Os Lusíadas, de Camões, publicados em substituição a matérias censuradas no jornal O Estado de S. Paulo. “Abrir mão da liberdade de imprensa é impensável para a minha geração”, disse a jornalista, para quem “o governo Lula representou um regime de plenitude da democracia”.

Ao transmitir o cargo, o ministro das Comunicações Franklin Martins afirmou que a relação tensa entre imprensa e governo faz parte da democracia.

Leia essas matérias em pdf:
Ministra Helena Chagas defende liberdade de imprensa (O Globo- 02/01/2011)
Helena Chagas destaca importância de acesso à informação e liberdade de imprensa (UOL Notícias – 02/01/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas