05/08/2013 – Twitter anuncia ação contra ameaças a mulheres

05 de agosto, 2013

(Correio do Brasil) Twitter britânico se desculpou com várias mulheres que foram ameaçadas de morte e estupro pelo site, e anunciou medidas para facilitar as denúncias contra mensagens abusivas. O Twitter estava sob crescente pressão para fazer algo depois que uma ativista feminista, um grupo de mulheres parlamentares e mulheres jornalistas foram alvos de abusos e ameaças de violência por usuários.

Leia também:
– Twitter reforça ferramentas de denúncias após ameaças contra mulheres
– Sem orgulho, só preconceito

– Eu pessoalmente peço desculpas às mulheres que sofreram os abusos no Twitter e pelo que elas passaram – afirmou Tony Wang, gerente-geral do Twitter no Reino Unido, numa mensagem postada no site.

– O abuso que elas sofreram é simplesmente inaceitável. É inaceitável no mundo real, e é inaceitável no Twitter – disse ele.

O Twitter britânico anunciou estar contratando mais gente para lidar com as denúncias de abusos e também declarou que vai implantar um botão específico no site para as denúncias.

O tema do abuso é notícia no Reino Unido desde que a ativista Caroline Criado-Perez foi alvo de uma onda de tuítes agressivos, depois de ter feito com sucesso uma campanha por um rosto feminino nas notas de libra.

Como reconhecimento pelo seu papel, Criado-Perez apareceu junto com o presidente do banco central inglês, Mark Carney, quando em 24 de julho ele anunciou que a escritora do século 19 Jane Austen se tornaria o rosto da nova nota de dez libras.

A polícia prendeu dois homens por conta de ameaças de estupro contra Criado-Perez. Um deles também é suspeito de ameaçar a parlamentar trabalhista Stella Creasey, que apoiou a campanha favorável a um rosto feminino nas notas.

Em incidentes separados, reconhecidas jornalistas receberam tuítes que ameaçavam colocar bombas em suas casas.

A polícia de Londres declarou na sexta-feira que investigava denúncias de oito pessoas que teriam sido vítimas de abusos.

O Twitter estava sendo criticado por não ter reagido ao caso com ênfase suficiente.

Num comunicado divulgado depois das desculpas de Wang, Criado-Perez elogiou as novas medidas do micro-blog, mas disse que uma reforma mais profunda é necessária para lidar com abusos nas redes sociais.

– O processo atual é demorado, complicado e inviável se você estiver sob um ataque permanente como eu estive – disse ela. “Como está agora, toda ênfase é na denúncia da vítima, e não na necessidade do Twitter de encontrar e parar quem comete o abuso.”

Acesse em pdf: Twitter anuncia ação contra ameaças a mulheres (Correio do Brasil – 05/08/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas