08/03/2011 – Mulheres são excluídas da direção de veículos de imprensa, diz RSF (Folha)

08 de março, 2011

(Folha de S.Paulo) Documento divulgado pela organização RSF (Repórteres Sem Fronteiras) para lembrar o Dia Internacional da Mulher faz um alerta: os cargos editoriais e de direção em empresas jornalísticas continuam sendo território quase exclusivo dos homens.

Segundo a RSF, embora o número de mulheres nas empresas jornalísticas tenha aumento nos últimos 20 anos em muitos países, elas em geral ocupam cargos mais baixos. Como resultado, os meios de comunicação acabam apresentando uma visão tendenciosa, retratando “um mundo ainda amplamente masculino em que as mulheres estão excluídas”, disse a RSF no comunicado.

A constatação da RSF se baseia em uma pesquisa de 2006 segundo a qual as mulheres representam menos de 20% das pessoas citadas em reportagens em 70 países. Elas seriam retratadas de forma “padronizada e desvalorizada”.

No documento, a RSF também adverte que as mulheres são os alvos preferidos de ataques, violência e detenções ligadas ao exercício da profissão de jornalista. Entre 10% e 15% da ajuda fornecida pela organização para jornalistas em perigo é destinada a mulheres -a maioria do Irã.

A RSF recomenda a criação de programas de proteção às mulheres jornalistas e o reforço da cooperação entre ONGs que defendem os direitos das mulheres e a liberdade de expressão.

Acesse em pdf: Mulheres são excluídas da direção de veículos de imprensa, diz RSF (Folha de S.Paulo – 08/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas