08/10/2010 – ABI critica tentativa de fiscalização da mídia (Estadão)

08 de outubro, 2010

(O Estado de S. Paulo) O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, declarou considerar preocupante quando o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Franklin Martins, fala sobre a regulamentação da mídia e cita a fiscalização da imprensa.

Em viagem para conhecer os modelos de regulação da mídia em países da União Européia, Franklin Martins disse acreditar que “a liberdade de imprensa não garante que a imprensa seja boa”, e deixou claro que o governo deve se opor ao modelo de autorregulação. Ele considera que, com as novas mídias e as convergências de mídia, é necessário ter regras atualizadas para o setor.

Ao falar da regulamentação, o ministro cita como exemplos os EUA e a Inglaterra. Neste último funciona uma agência de regulação de conteúdo. “Tem que ter produção regional, produção independente, produção nacional”, afirmou Franklin Martins.

Sobre o Seminário Internacional Marco Regulatório da Radiodifusão, Comunicação Social e Telecomunicação, que será promovido pelo governo nos dias 9 e 10 de novembro, Franklin declara que representantes da França, Espanha, Portugal, União Europeia, Estados Unidos e Unesco já se comprometeram a participar e afirmou acreditar que as empresas do setor de mídia aceitarão participar, diferentemente do que aconteceu há dez meses em evento realizado pelo governo.

Leia na íntegra: 
ABI critica tentativa de fiscalização sobre a mídia (O Estado de S. Paulo – 08/10/2010)
Franklin defende agência reguladora para a mídia (O Estado de S. Paulo – 08/10/2010)
“Imprensa é livre, o que não significa que seja boa”, diz Franklin (Folha de S.Paulo – 08/10/2010)
Liberdade de imprensa não garante imprensa boa, diz ministro das comunicações, Franklin Martins (O Globo – 08/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas