09/11/2010 – A imprensa se faz de vítima, por Luciano Martins Costa (OI)

09 de novembro, 2010

(Observatório da Imprensa) O escritor e jornalista Luciano Martins Costa analisa o cenário dos meios de comunicação e a relação deste com os atuais encontros sobre comunicação realizados na América Latina, elencando neste a temática liberdade de imprensa.

“Vejamos, primeiro, o que nos trazem os jornais sobre a assembleia da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa). A entidade, que congrega mais de 1.300 empresas privadas de comunicação nas Américas, tem conflitos permanentes com o governo em alguns países – cuja natureza varia conforme o país – mas trata a todos esses governos como inimigos das liberdades civis.

Ao mesclar propositalmente as situações da Venezuela e do Brasil, por exemplo, e acusar genericamente outros países de promover a “bolivarização” das comunicações, a imprensa desinforma, confunde e atenta contra os interesses da sociedade cujos direitos diz defender”, escreve Luciano.

O jornalista analisa que, no Brasil, mesmo havendo manipulação, a população toma conhecimento que a imprensa – no Brasil e América Latina – não é vítima, mas protagonista ativa no jogo político. Ele lembra da tentativa de golpe de Estado na Venezuela, em 2002, liderada por donos de empresas de comunicação, as reações preconceituosas por parte da imprensa em relação a governantes do origem indígena. E, no caso do Brasil, é perceptível a adesão da imprensa mais poderosa a determinados grupos políticos.

“Ao lado desse fenômeno deve-se observar que o rápido desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação e informação oferece ao público alternativas mais abertas, retirando do círculo de influência da mídia até então predominante vastas porções da sociedade.”

Luciano Martins lembra que o público que consome informação não é mais apenas receptor desta informação, mas com a possibilidade que as mídias digitais trazem, ele pode reproduzir, comentar, completar ou até mesmo desmentir a notícia original. E o jornalista afirma que, neste contexto, apenas com jornalismo de qualidade é que as empresas de comunicação poderão manter a reputação. 

Leia artigo completo : A imprensa se faz de vítima, por Luciano Martins Costa (Observatório da Imprensa – 09/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas