17/10/2010 – 61 políticos eleitos são proprietários de rádios ou TVs (Folha)

542
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

(Folha de S.Paulo) Emissoras de rádio e TV afiliadas da Globo, da Record, do SBT e da Band pertencem a 61 políticos eleitos nas eleições de 3 de outubro. Na campanha eleitoral, esses veículos de comunicação podem promover a imagem de seus sócios.

Levantamento da Folha com base nas declarações de bens dos políticos identificou 91 participações em rádio e TV. O patrimônio declarado nessas empresas é de cerca de R$ 15 milhões. Entre elas destacam-se as que pertencem ao senador José Agripino Maia (DEM-RN) e às famílias de Jader Barbalho (PMDB-PA), Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Sarney (PMDB-MA).

A reportagem informa que a legislação permite que ocupantes de cargos no Executivo ou Legislativo sejam sócios de empresas de rádio e TV, mas proíbe que estejam à frente da direção das emissoras; contudo, isso é pouco fiscalizado.

Dos 61 eleitos em 3 de outubro, pelo menos dois deputados participam da Comissão de Comunicação da Câmara, que aprova as renovações das concessões de rádio e TV: Antônio Bulhões (PRB-SP) e Arolde Oliveira (DEM-RJ). Jader Barbalho e Beto Mansur (PP-SP) também fazem parte da Comissão, mas ainda dependem de decisão da Justiça sobre a Lei da Ficha Limpa para ter novos mandatos.

Leia na íntegra: 61 políticos eleitos são proprietários de rádios ou TVs  (Folha de S.Paulo – 17/10/2010)

Compartilhar: