19/02/2014 – Séries escritas só por homens têm menos mulheres, diz estudo

19 de fevereiro, 2014

(Notícias da TV) Estudo divulgado nesta quarta (19) pela organização Women’s Media Center mostra que, apesar de serem 51% da população dos Estados Unidos, as mulheres são minoria em séries da TV aberta do país. A proporção de mulheres diminui quando as séries são escritas apenas por homens.

Segundo o levantamento, eram homens 57% dos personagens das séries apresentadas entre setembro de 2012 e julho de 2013. Isso quer dizer que de cada dez personagens, só quatro eram mulheres.

A emissora que menos abre espaço para as mulheres é a CBS, das séries 2 Broke Girls e The Good Wife, protagonizadas por mulheres. Apenas 39% dos personagens de sua programação de fição eram do sexo feminino no ano passado. Na outra ponta está a The CW, com 51% de personagens mulheres. O canal exibe Reign, Beauty & The Beast e The Vampire Diaries, todas com mulheres liderando o elenco. Na sequência vem a ABC (Revenge, Scandal, Nashville) e a Fox (New Girl, Glee, Raising Hope), com 44% de mulheres cada uma, e a NBC (Parks & Recreation, Law & Order: SVU), com 41%.

Personagens femininas são mais provavéis quando uma mulher cria ou escreve uma série, revela estudo. Se a série tem uma criadora, 47% das personagens são mulheres. Caso contrário, o número cai para 41%.

Série com ao menos uma roteirista tem 43% do elenco formado por mulheres. Séries escritas apenas por homens têm 40% de personagens do sexo feminino.

CSI, da rede CBS é um exemplo do pouco espaço dado ao sexo feminino. Criada por Anthony E. Zuiker, a série tem apenas três mulheres entre os 11 protagonistas.

Acesse o PDF: Séries escritas só por homens têm menos mulheres, diz estudo (Notícias da TV – 19/02/2014)  

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas