20/08/2010 – Jornais terão órgão de autorregulação

20 de agosto, 2010

(Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo) Durante a abertura do 8° Congresso Brasileiro de jornais, a presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Judith Brito, anunciou que até o final do ano será criado um conselho autorregulador. O conselho terá o compromisso da entidade com a liberdade de expressão e responsabilidade editorial, seguindo os princípios do código de ética da ANJ.

“Essa discussão existe, acho, desde que a ANJ existe. Com a queda da Lei de Imprensa, achamos que a gente devia essa discussão e devia essa resposta à sociedade”, afirmou Judith.

Ao comentar o modelo que será seguido pela comissão, Judith Brito fez referência ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Judith comentou também a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que acabou com a lei de imprensa no Brasil, uma “legislação antidemocrática com o objetivo de limitar a circulação de informações e opiniões, impondo um ambiente obscurantista para a sociedade”.

Leia mais:
Autorregulamentação, mais do mesmo, por Washington Araújo (Observatório da Imprensa – 24/08/2010)
Abusos da imprensa, editorial (Folha de S.Paulo – 23/08/2010)
Criação de conselho de autorregulamentação tem apoio de grupos de mídia (Folha de S.Paulo – 21/08/2010)
Serra critica ameaças à liberdade de expressão pelo governo/PT; Dilma defende liberdade de informação sem restrições (O Estado de S.Paulo – 20/08/2010)
Jornais terão órgão de autorregulação (O Estado de S. Paulo – 20/08/2010)
ANJ terá órgão de autorregulamentação (Folha de S. Paulo – 20/08/2010)
Autorregulamentação no jornalismo, por Judith Brito (Folha de S.Paulo – 12/08/2010) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas