29/03/2011 – Que imagem você tem das mulheres?, por Letícia Sorg

29 de março, 2011

(Blog Mulher 7×7/Época) “Feche os olhos e pense numa mulher famosa. Não sei em quem você pensou, mas são grandes as chances de essa mulher ser magra, alta, ter cabelos longos – provavelmente lisos –, seios generosos e bumbum perfeito. Não é coincidência que seja assim. A maioria absoluta das mulheres que vemos na TV, no cinema, nas revistas seguem essa receita para o sucesso: a beleza”, escreve Letícia Sorg, repórter especial da revista Época em São Paulo, no blog Mulher 7×7.

“Claro que há muitos caminhos para o sucesso, mas ser bonita – e se tornar modelo-atriz-apresentadora – virou uma versão feminina do sonho dos meninos de ser jogador de futebol. E nós não estamos fazendo muito para mostrar que há, sim, outras possibilidades para um futuro bem-sucedido. Essa é a tese do documentário
Miss Representation – cujo título brinca com ‘misrepresentation’ (representação errada, deslocada) e ‘Miss Representation’ (algo como representação delas). Exibido pela primeira vez no Festival de Sundance, o filme ganhou espaço em algumas salas de Nova York e deve ser transmitido pelo OWN, canal de Oprah Winfrey, em outubro.”

Segundo Letícia Sorg, o foco do documentário dirigido por Jennifer Siebel Newsom “é como a mídia em geral retrata as mulheres e como, de certa forma, essa imagem restringe as ambições das meninas no futuro”.

Assista ao trailer do documentário (em inglês): Newest Miss Representation Trailer (2011 Sundance Film Festival Official Selection).

A atriz e ativista Rosário Dawson resumiu a importância da mídia para as meninas: “Você não pode ser o que você não pode ver”. Por isso, precisamos de mais do que peitos, bundas e beleza para inspirar as garotas a buscar um outro caminho para o futuro.

Para a jornalista, um exemplo da importância da imagem para as crianças foi a recente eleição de Dilma Rousseff à Presidência do Brasil. “Corro o risco de ser tachada de ‘a feminista chata’ do Mulher 7×7 com esses posts que faço. Mas acho importante nossas meninas terem modelos de sucesso inspiradores – e variados. E você, o que acha da tese do documentário: é importante reduzir a quantidade de mulheres-objeto para que as meninas possam se sentir mais livres para pensar no futuro?”

Acesse o post: Que imagem você tem das mulheres? (Blog 7×7/Época – 29/03/2011)    

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas