31/07/2011 – Mais de 10% dos parlamentares têm espaços em programas de rádio e TV

31 de julho, 2011

(Folha de S.Paulo) Dos 513 deputados federais da atual legislatura, 53 participam de forma regular de programas de rádio ou TV, como apresentadores, colunistas ou entrevistados fixos. De acordo com levantamento realizado pela Folha, alguns espaços em rádio ou TV foram comprados com verba pública.

A lei eleitoral impede que candidatos comandem atrações televisivas ou radiofônicas em época de eleição, mas não há legislação impedindo a presença de políticos na mídia durante o mandato.

A principal crítica é ao uso das emissoras para alavancar candidaturas e usá-las contra os adversários.

O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) apresenta de segunda a sexta o “Fala Garotinho”, programa da Rádio Manchete AM, do Rio de Janeiro. Em São Paulo, o Dr. Ubiali (PSB-SP) chega a ter quatro aparições diárias no canal 15 da Net Franca, com seu “Café com o Nosso Deputado”. No Paraná, Zeca Dirceu (PT-PR) produz um programa semanal de 30 minutos, distribuído, segundo sua assessoria, para “5.000 rádios”.
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Sócios de rádio e TV são 10% do Congresso
56 deputados federais e senadores são sócios ou têm parentes no controle de emissoras de rádio ou TV. Os dois partidos que lideram esse ranking são PMDB, com 12 proprietários, e DEM, com 11.

Leia as matérias na íntegra:
Vitrine parlamentar (Folha de S.Paulo – 31/07/2011)
Sócios de rádio e TV são 10% do Congresso (Folha de S.Paulo – 31/07/2011)
Programa de culinária é disputado por políticos (Folha de S.Paulo – 31/07/2011)
Análise: Presença midiática é parte de uma estratégia de campanha permanente, por Nelson de Sá (Folha de S.Paulo – 31/07/2011)

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