Versão impressa dos jornais responde por 93% do faturamento do setor

14 de junho, 2014

(Folha de S.Paulo, 14/06/2014) Embora a publicidade digital continue a crescer, ela ainda corresponde a uma fatia pequena do total de receitas da indústria de jornais no mundo, segundo o relatório de 2014 sobre tendências jornalísticas divulgado nesta semana pela World Association of Newspapers and News Publishers, entidade do setor.

Globalmente, 93% de suas receitas ainda são originadas das versões impressas.

Cerca de 2,5 bilhões de pessoas no mundo consomem o produto impresso, enquanto 800 milhões usam plataformas digitais, segundo o levantamento.

Em 2013, a circulação dos impressos cresceu 2% no mundo na comparação com o ano anterior. No intervalo de cinco anos, porém, houve queda de 2%.

Nos países que abrigam uma classe média crescente e baixa penetração de banda larga, a circulação do impresso continua a crescer significativamente na comparação com mercados já maduros, cujas audiências se inclinam para o meio digital.

A região em que houve maior expansão da circulação foi a América Latina, com alta de 2,56% em 2013 em relação ao ano anterior. Na mesma tendência, a Ásia avançou 1,45%. A América do Norte, por outro lado, registrou recuo de 5,29%, assim como a Europa (5,20%).

O documento também sinaliza que a circulação digital paga subiu 60% em 2013. A alta nos últimos cinco anos foi de mais de 2.000%, devido à pequena base de comparação em um segmento relativamente novo.

“Existe hoje um entendimento crescente do público de que ele recebe pelo que paga, além de um maior interesse pelo pagamento de conteúdo digital”, diz Larry Kilman, secretário-geral da entidade.

“Apesar de tamanha oferta de conteúdo gratuito, as pessoas ainda desejam notícias produzidas e editadas profissionalmente”, afirma.

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