(O Globo) Com a maior participação das mulheres no mercado de trabalho, elas já respondem por 66% do consumo no Brasil, o que representa um poder de decisão nas compras de casa e da família da ordem de R$ 1,3 trilhão por ano, segundo a empresa de pesquisas Sophia Mind. Trata-se do décimo maior mercado feminino do mundo, com potencial para crescer ainda mais.
E as solteiras têm uma renda “ociosa” que não pode ser negligenciada pelo varejo. Elas compõem um grupo na faixa dos 30 anos, que já está no mercado de trabalho há algum tempo, tem mais anos de estudo, tem bom salário e não tem filhos. Muitas ainda moram com os pais e gastam com si próprias.
A economista Hildete Pereira, professora da Universidade Federal Fluminense, explica que hoje a renda da mulher representa 40% do rendimento da casa. Contudo a renda menor em comparação com a dos homens se explica pelo fato de que elas estão em ocupações que pagam menos – como professoras, assistente sociais e psicólogas.
Veja essa matéria em pdf: Mulheres respondem por 66% dos gastos no país, o que equivale a R$ 1,3 trilhão por ano (O Globo – 02/01/2011)