03/10/2013 – Ônibus, trens e metrô poderão ter espaço só para mulheres em SP, mas denúncias já podem ser encaminhadas

03 de outubro, 2013

(R7) Projeto está na Câmara de Vereadores, objetivo é evitar situações constrangedoras e abusos.

Os vereadores de São Paulo aprovaram um projeto que cria espaço exclusivo para mulheres nos ônibus, trens e metrô. O objetivo é evitar situações constrangedoras para o público feminino.

Pelo texto, assentos exclusivos nos ônibus e vagões específicos nos trens da CPTM e do metrô terão que ser reservados em, no mínimo, 50% da frota. Este espaço seria exclusivo para mulheres em horários de maior movimento: de 6h às 10h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.

O projeto do vagão exclusivo ainda vai para uma segunda votação na Câmara de Vereadores de São Paulo, mas falta definir a data.

Outras cidades do Brasil já adotaram o chamado vagão rosa. No Rio de Janeiro, ele já existe desde 2008. Mas as mulheres reclamam que, com a falta de fiscalização, muitos homens desrespeitam a lei. Em Brasília, a medida entrou em vigor há pouco tempo, no início de julho.

Enquanto não se sabe se o vagão rosa vai mesmo virar lei em São Paulo, as mulheres que sofrem assédio podem prestar queixa na polícia. Os policiais usam as imagens das câmeras de segurança para tentar identificar o agressor. A denúncia — que pode ser anônima — também é uma da opções. É só usar o celular e mandar uma mensagem de SMS. O número do disque-denúncia é 97333-2252.

Acesse o PDF: Ônibus, trens e metrô poderão ter espaço só para mulheres (R7, 03/10/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas