03/11/2010 – OAB reage a ataque ao Nordeste no Twitter (Globo)

03 de novembro, 2010

(O Globo) A seção pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) entrou na Justiça de São Paulo com uma representação criminal por crime de racismo contra a estudante de Direito Mayara Petruso, que teria iniciado uma onda de ofensas contra os nordestinos na internet.

No domingo à noite, após a eleição de Dilma Rousseff, usuários da rede de microblogs Twitter começaram a postar mensagens ofensivas ao Nordeste, relacionando o resultado à boa votação de Dilma na região.

Segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, Mayara Petruso deverá responder por crime de racismo (pena de dois a cinco anos de prisão, mais multa) e incitação pública de prática de crime (cuja pena é detenção de três a seis meses, ou multa), no caso, homicídio. Entre as mensagens postadas pela universitária, há frases como: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.

Outras frases que foram postadas: “Tinham que separar o Nordeste e os bolsas vadio do Brasil” e “Construindo câmara de gás no Nordeste matando geral”.

Em reação, usuários passaram a gerar uma onda de mensagens com “#orgulhodesernordestino”, hashtag que ficou entre os primeiros lugares no ranking mundial de temas mais citados no Twitter, segundo apurou a reportagem do Globo.

Leia mais: OAB reage a ataque ao Nordeste no Twitter (O Globo – 03/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas