04/11/2013 – Estudo do IPEA analisa resultados de conferências nacionais

04 de novembro, 2013

(Portal do IPEA) Nota técnica sistematiza algumas experiências de monitoramento de resultados de conferências de políticas públicas

A Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea lançou a Nota Técnica Experiências de Monitoramento dos Resultados de Conferências Nacionais, que busca sistematizar algumas experiências de monitoramento de resultados de conferências nacionais de políticas públicas promovidas por órgãos públicos, por conselhos gestores ou por ambos.

As atividades do Estado são complexas e envolvem uma série de diálogos e relações com a sociedade, cada vez mais institucionalizados. Com base nessa constatação, o Instituto se propôs a ampliar seus estudos sobre os canais de interação entre Estado e sociedade e as diversas formas de participação política existentes no país. Com a difusão de canais de interação entre Estado e sociedade, uma pergunta que norteia as pesquisas realizadas é: quais são os resultados gerados?

Para saber os efeitos de qualquer ação governamental, são necessários esforços de monitoramento e de avaliação. Contudo, pela novidade dessas práticas, ainda se sabe pouco sobre como operacionalizar o monitoramento e avaliação desse tipo de experiência. Na tentativa de difundir informações que contribuam para o aperfeiçoamento dessas práticas, a nota técnica apresenta informações sistematizadas de sete experiências relativas às áreas de assistência social, aquicultura e pesca, direitos das mulheres, juventude, meio ambiente, segurança alimentar e segurança pública.

Leia a Nota Técnica ‘Experiências de Monitoramento dos Resultados de Conferências Nacionais’

Acesse o PDF: Estudo do IPEA analisa resultados de conferências nacionais (Portal do IPEA, 04/11/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas