Pesquisa realizada pelo Ibope Mídia revela hábitos e comportamentos da brasileira quando se trata de consumo.
Divulgado às vésperas do Dia Internacional da Mulher, o levantamento aponta que 67% das mulheres realizaram compras pessoais (excluindo bebidas e alimentos) nos últimos 30 dias, em comparação ao índice de 58% encontrado entre o público masculino.
“As mulheres, de maneira geral, gostam de variar marcas, procuram preços mais baixos e afirmam que vale a pena pagar um pouco mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade”, destaca Juliana Sawaia, gerente de marketing do Ibope Mídia.
Entre as mulheres que fizeram compras nos últimos 30 dias, 78% declaram ter adquirido roupas femininas, 60% compraram calçados, 43% roupas para homens e 39% roupas para crianças e bebês. O local de compras preferido das mulheres são as lojas de rua, seguidas pelos shopping centers.
Internet e comércio eletrônico
Dentre as mulheres pesquisadas, 10% revelam que comentam suas aquisições na internet, avaliando a qualidade dos produtos. Entre o público masculino – tradicionalmente mais interessado no tema tecnologia – esse índice é de 13%.
As categorias que elas mais comentam são: telefones celulares (31%), equipamentos de TV, vídeo e som (28%), roupas (23%) e vida saudável, exercícios e alimentação (17%). Já os homens gostam de opinar sobre equipamentos de televisão, vídeo e som (41%), automóveis (32%) e telefones celulares (32%).
A forma de pagamento mais usada é o dinheiro (61%), principal moeda de compra, além dos cartões de crédito (32%), de débito (21%) e cheque (7%).
Saiba mais sobre essa notícia em: AdNews – 05/03/2010
Indicação de fonte:
Fátima Pacheco Jordão – socióloga
CulturaData (TV Cultura)
São Paulo/SP
Tel.:
Fala sobre: pesquisas de opinião; estratégias de comunicação