08/03/2011 – Mulher empreendedora retém mais talentos

08 de março, 2011

(Folha de S.Paulo) Um estudo da ONG Endeavor sobre diferenças entre mulheres e homens empreendedores mostra que elas mostram maior capacidade de atrair e reter talentos quando estão no comando.

Para 60% dos homens empreendedores, a área de recursos humanos é um problema, enquanto só 35% das mulheres enfrentam dificuldades nesse setor.

A pesquisa aponta no entanto que o sexo não é determinante para o desempenho do negócio. “Na prática, o desempenho [de homens e mulheres] é muito similar. A diferença está na forma”, explica Juliano Seabra, diretor de pesquisa da Endeavor.

folhasp08032011_empreendedoras
Fonte: Endeavor Brasil.

“O homem está mais orientado para o alto crescimento e quer chegar lá mais rapidamente. A mulher também é ambiciosa, mas é mais conservadora e prefere crescer de forma mais estruturada.”

Esse comportamento também explica o fato de as sociedades lideradas por mulheres terem menos sócios. Só 26% das empresas chefiadas por elas possuem três ou mais sócios, enquanto que, quando eles estão no comando, esse número mais que dobra. “O homem tende a abrir a empresa com o objetivo de crescer e começa mais capitalizado e com uma rede mais completa de sócios”, diz Seabra.

A pesquisa mostra que os homens tendem a abrir negócios nas áreas industriais, com inovação na área de produtos. Já as mulheres são mais atraídas para o setor de serviços e inovam na implementação de processos e técnicas de marketing, de RH etc. “Com inovações menos visíveis, elas têm menos a acesso a financiamento público ou privado. No estudo, 38,5% dos homens tiveram acesso a alguma linha de financiamento público. Entre as mulheres, só 19,2%”, diz a reportagem.

Leia essa matéria na íntegra: Mulher empreendedora inova e retém mais talentos (Folha de S.Paulo – 08/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas