10/05/2013 – Demissões de domésticas aumentam enquanto parecer sobre regulamentação é adiado

10 de maio, 2013

Da reta final da aprovação da PEC, em março, até agora, as dispensas aumentaram em 50%, afirma sindicato

Adiamento foi mal recebido por representantes do setor

(O Globo) Mais uma vez, a apresentação dos projetos de regulamentação da Emenda Constitucional 72, que garante novos direitos às empregadas domésticas foi adiada. Ontem, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da comissão mista responsável por consolidar as novas regras, disse que o governo federal, por meio da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, quer apresentar mais contribuições aos projetos na semana que vem.
O adiamento foi mal recebido por representantes do setor. Advogado do Sindicatos dos Trabalhadores Domésticos do Município de Niterói e Regiões, Gilmar de Almeida disse que a falta da regulamentação tem gerado muitas dúvidas tanto nas empregadas quanto nos patrões.
A expectativa é que com a regulamentação dos novos direitos, o número de demissões pare de crescer. Segundo o advogado, da reta final da aprovação da PEC, em março, até agora, as dispensas aumentaram em 50% no sindicato.

Novo prazo
Romero Jucá acredita que a proposta será discutida e votada na comissão até o fim deste mês. Uma nova reunião da comissão está marcada para a próxima quinta-feira.
— Quero liquidar esse assunto ainda neste mês. Nosso prazo é o mês de maio e estamos trabalhando com força total no sentido de fechar rapidamente a proposta — disse Jucá à Agência Senado.

Tramitação
Após mais de dois anos tramitando, a PEC das Domésticas foi aprovada no Senado em 26 de março.

Promessa
Em 28 de março, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, anunciou que a regulamentação sairia em 90 dias, atendendo a um pedido da presidente. A regulamentação analisará itens pendentes como pagamento do FGTS, adicional por trabalho noturno e demissão por justa causa.

Promulgação
No dia 2 de abril, a PEC foi promulgada. No mesmo dia começaram os trabalhos da comissão mista do Congresso que está elaborando o projeto da regulamentação. Dois dias depois, o Ministério do Trabalho instalou uma comissão para analisar a regulamentação de itens ainda pendentes da emenda.

Acesse em pdf: Demissões de domésticas aumentam enquanto parecer sobre regulamentação é adiado (O Globo – 10/05/2013)

Para ler mais:

Os novos empregados domésticos, por André Marques
A empregada foi embora, por Rosiska Darcy de Oliveira

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas