11/11/2011 – Presidenta institui Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

11 de novembro, 2011

(Seppir/Agência Câmara) A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.519, que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado no dia 20 de novembro, data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares.

Já incorporado ao calendário das escolas e de muitas instituições públicas e privadas, o 20 de Novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira. “As justas homenagens que prestamos a Zumbi e seus companheiros e companheiras exprimem o reconhecimento da nação às lutas por liberdade e pela afirmação da dignidade humana de africanos e seus descendentes que remontam ao período colonial”, declara a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros.

Neste Ano Internacional dos Afrodescendentes – instituído por Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Nacional da Consciência Negra ganha caráter internacional. No Brasil, o ápice desta celebração será o AfroXXI – Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodecendentes, que acontece em Salvador, de 16 a 19 de novembro. O evento reunirá representações de países sul-americanos, caribenhos, africanos e ibero-americanos, em torno de debates acerca da situação atual desses povos nas regiões participantes.

Veja também: Deputados criticam investidas contra conquistas da população negra (Agência Câmara – 11/11/2011) – “Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (11) para homenagear o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, deputados ressaltaram que é preciso organizar o povo negro para lutar contra a investida dos que são contra suas conquistas. O deputado Luiz Alberto (PT-BA) lembrou que o direito das comunidades quilombolas à terra em que vivem e as cotas raciais estão sendo questionados no Supremo Tribunal Federal (STF).”    

Leia a notícia na íntegra: Presidenta institui Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (Seppir – 11/11/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas