09/12/2010 – Universidades registram casos de homofobia (Folha)

09 de dezembro, 2010

(Folha de S.Paulo) Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS) manifestaram-se com hostilidade após a eleição da Chapa 2 para o mandato no Diretório Central de Estudantes. O motivo: a presença de dois homossexuais na chapa vencedora.

Foram encaminhados e-mails com conteúdo homofóbico por meio de um sistema interno de contato entre os alunos. Veja trecho a seguir: “O que resta a nós, seres normais, a não ser sentir vergonha e observar inquietos nosso mundo, nosso país, cair em decadência? […] Eu vos digo, futuros colegas: e se a solução fosse cada um de nós tomarmos uma atitude no momento em que essa escória nos procurar para curar suas doenças venéreas e demais pragas de seus corpos nojentos?”

Os alunos atacados informaram a direção da universidade e solicitaram que aa origem das mensagens seja investigada. A reitoria declarou que O caso será apurado e merece repúdio.

No Piauí, ataque parte de professor

Em uma universidade particular do Piauí, as declarações homofóbicas partiram de um professor substituto. Artigo que integrava uma prova para alunos de Serviço Social – que o professor admitiu ser de sua autoria – afirmava que relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo “contrariam a ordem das coisas” e que homossexuais não podem expressar o amor, pois a relação sexual é feita “no mais puro estilo animal”.

Alguns alunos exigiram que a prova fosse anulada. O professor, no entanto, não acatou a sugestão. Quando procurado pela imprensa, o professor disse não considerar o texto homofóbico, por não estimular a discriminação. A faculdade já anunciou a demissão do professor.

Leia trecho da prova:

“Essa pretensão entre os homossexuais não tem sentido, não devendo ser reconhecido juridicamente […] contraria a ordem das coisas relativas à sexualidade e genitalidade humana. Sendo o ânus um órgão não receptor, como a vagina, mas expelidor de excrementos, não existem mecanismos facilitadores deste tipo de relação […] por ser uma relação cuja posição não é face a face, mas ao contrário, no mais puro estilo animal.”

Acesse essas reportagens:
Professor é demitido no PI após prova com texto contra gays (Folha de S. Paulo – 09/12/2010)
Eleição cria onda antigay em universidade (Folha de S. Paulo – 09/12/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas