(Exame.com) O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) voltou atrás em sua decisão de arquivar a representação contra uma campanha do McDonald’s. O Instituto Alana, responsável pela denúncia, considera que houve demora na reabertura do caso, o que inviabiliza possíveis repreensões.
O vice-presidente executivo do Conar, Edney G. Narchi, explica que a reabertura do caso se faz necessária devido à relevância do assunto: “anúncio que envolve crianças e adolescentes, mensagem que requer cuidados redobrados.”
A advogada Isabella Henriques, coordenadora-geral do Projeto Criança e Consumo do Alana, comenta a decisão do Conar. “Com essa atitude o Conselho reconhece que o parecer dado inicialmente extrapolou os limites da ética”, afirma o Alana. “No entanto, a proposta de reexaminar a denúncia está prejudicada, já que o comercial saiu do ar em maio.”Assista ao vídeo do comercial do McDonald’s
Leia a matéria na íntegra : Pressão do Alana faz Conar reabrir caso McDonald’s (Exame.com – 13/07/2011)
Leia mais:
O vergonhoso parecer do Conar, por Mariana Ferraz (Última Instâcia – 14/07/2011)
McDonald’s engorda criança de olho azul na Suécia e nutre moreninho no Brasil, diz Conar (Última Instância – 13/07/2011)
Após arquivamento de denúncia contra comercial do McDonald’s, Instituto Alana diz não respeitar mais o Conar (29/07/2011)