13/12/2011 – Enfrentamento ao racismo e à lesbofobia

13 de dezembro, 2011

lurdinhana3acnpm13122011(Blog 3ª CNPM) No painel de enfrentamento do racismo e da lesbofobia, que fechou o dia de debates nesta terça-feira (13/12), Lurdinha Rodrigues fez um panorama sobre a história da luta e da organização de lésbicas brasileiras, das conquistas alcançadas nas ultimas décadas e dos novos desafios que precisam ser enfrentados a partir de agora.

Segundo a integrante da Liga Brasileira de Lésbicas, o movimento lésbico passou a se organizar a partir da década de 1970 tendo chegado a conquistas, principalmente, na década de 1990. As mudanças surgiram depois da realização do 1º Seminário Internacional de Lésbicas, realizado no Rio de Janeiro em 1996, que estabeleceu o dia 29 de agosto como o Dia da Visibilidade Lésbica.

Lurdinha também citou a participação de mulheres lésbicas na 1ª Conferência Internacional de Políticas para as Mulheres, em 2004, e a inclusão do eixo 9 no Plano Nacional de Políticas para Mulheres, em 2007, que trata do enfrentamento ao racismo, sexismo e lesbofobia. “A nossa lista é árdua, são muitos desafios. Mas é preciso comemorar as conquistas”, disse.

Em relação aos novos desafios, ela citou a necessidade de investir em capacitação dos profissionais de saúde para que eles façam um atendimento digno e com respeito a mulheres lésbicas. “É preciso acabar com o preconceito para que as mulheres não precisem esconder que não são heterossexuais, não tenham que responder a perguntas constrangedoras e enfrentar discriminação quando responderem que têm relação sexual com mulheres”, finalizou.

Acesse em pdf: Enfrentamento ao racismo e a lesbofobia (Blog 3ª CNPM – 13/12/2011)

Leia também:
Cumprimento do Eixo 9 Plano Nacional de Políticas para as Mulheres é exigido em painel (Conferência das Mulheres – 13/12/2011)
“Discriminações por raça e por opção sexual estão na pauta de debates da 3º Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que acontece de 12 a 15 de dezembro em Brasília. Nesta terça-feira (13), a articuladora da Liga Brasileira de Lésbicas no Piauí (LBL), Marinalva Santana, integra a lista de palestrantes do segundo painel do evento que discutirá articulações para o enfrentamento do racismo e da lesbofobia – violência praticada contra lésbicas.” – Piauiense cobra políticas públicas para lésbicas em Conferência Nacional (180 Graus – 12/12/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas