14/10/2013 – Pagu/Unicamp resgata memória de Gabriela Leite

14 de outubro, 2013

(Agência Patrícia Galvão) Na semana da morte da principal voz em defesa dos direitos das prostitutas no Brasil, o Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Universidade Estadual de Campinas, destacou matéria produzida pela assessoria de comunicação da Universidade sobre a participação de Gabriela Leite no evento de lançamento de livros sobre a temática da prostituição promovido pelo centro de pesquisa.

Leia abaixo o texto da matéria.

“Há muitos trabalhos sobre prostitutas centrados no campo da violência, da doença, mas eu quis mostrar sua participação na política do país e na luta por seus direitos e os direitos da sociedade”, declara a norte-americana Laura Murray, diretora do filme Um beijo para Gabriela. O documentário, exibido pela primeira vez na Unicamp nesta quinta-feira (20), é um registro íntimo da campanha a deputada federal, em 2010, de Gabriela Leite, a primeira prostituta a concorrer a um mandato no Congresso Nacional Brasileiro. “Não fui eleita, mas ganhei um vídeo produzido pela Laura que já circulou vários países”, comemora Gabriela.

De acordo com Gabriela, Laura pediu para acompanhar sua campanha eleitoral em 2010 para produzir o documentário. Honrada com a proposta, Gabriela aceitou prontamente. No Brasil desde 2004, Laura declara que conheceu sua protagonista durante pesquisa realizada com prostitutas em Corumbá, Mato Grosso do Sul. “Fui cativada por ela e desenvolvemos uma relação de amizade. E ela me deu essa história excelente”, afirma Laura.

Leia também: Morre Gabriela Leite, fundadora da Daspu e defensora das prostitutas (Revista Fórum)

A partir da história de Gabriela, a diretora teve oportunidade de mostrar as prostitutas como mulheres trabalhadoras como qualquer outra, segundo a diretora. Ela acrescenta que a partir de muita interatividade e observação, o documentário explora os significados de ser prostituta, esposa e uma mulher que representa um dos grupos mais estigmatizados no mundo. O filme, segundo ela, já ganhou as telas dos Estados Unidos, inclusive a October, em Nova York, na Malásia e em Genebra.

Após a exibição, houve mesa-redonda composta por Gabriela, Laura e o pesquisador José Nieto Olivar. Para Karla Bessa, o filme se encaixa na proposta do Cinepagu de exibir produções que debatem temas acompanhados pelo Núcleo de Estudos do Gênero (Pagu) da Unicamp. “Importante ter este filme na programação, pois ele contribui para o debate sobre o momento político de crescente moralismo na sociedade brasileira.”

Durante o evento foram lançados os livros Trânsitos – Brasileiras nos mercados transnacionais do sexo, de Adriana Piscitelli e Devir Puta e Políticas de prostituição de rua na experiência de quatro mulheres militantes, de José Miguel Nieto.

Acesse o PDF: Gabriela Leite participa de debate em lançamento de livros do Núcleo Pagu (Unicamp, 20/06/2013)

NOTA DA REDAÇÃO: Na noite desta segunda-feira, 14, em São Paulo, acontece novo debate-lançamento dos dois livros. A atividade terá início às 18h30, na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista.

livrospagu

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas