18/10/2013 – ONU diz que participação feminina é crucial nos processos de paz

18 de outubro, 2013

(Rádio ONU) O Conselho de Segurança adotou por unanimidade esta sexta-feira uma resolução com medidas para ampliar a participação das mulheres na prevenção de conflitos e na restauração da paz.

O órgão reafirmou que a paz sustentável precisa integrar política, segurança, desenvolvimento, direitos humanos e igualdade de gênero. Foi feito um apelo aos países membros da ONU para a garantia da participação das mulheres nos processos de paz e segurança.

Impactos

No encontro, o Secretário-Geral Ban Ki-moon elogiou a aprovação do documento.

Para o chefe da ONU, a participação nos processos de paz tem impacto na igualdade de gênero e nos direitos humanos. Segundo Ban, a resolução deixa claro que o envolvimento feminino é crucial para paz sustentável, a recuperação econômica, coesão social e legitimidade política.

Brasil

Já o Brasil considerou que “conhecer a verdade” sobre as violações cometidas contras as mulheres é essencial para o alcance da reconciliação nacional.

Ao discursar no Conselho de Segurança, o embaixador do país na ONU, Guilherme Patriota, afirmou que “o Brasil acredita que o apoio e a promoção da participação feminina na manutenção da paz internacional é  um aspecto importante da responsabilidade do órgão”.

Patriota lamentou que “ainda falta muito para que as mulheres estejam totalmente integradas nos esforços de paz em todo o mundo”.

*Apresentação: Leda Letra.

Acesse o PDF: Resolução diz que participação feminina é crucial nos processos de paz (Rádio ONU – 18/10/2013)    

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas