21/06/2010 – Uma dose de radioterapia trata câncer de mama (Folha)

21 de junho, 2010

(Folha de S.Paulo) Sessão única de radioterapia logo após a retirada de tumor em fase inicial tem resultado semelhante ao do tratamento tradicional, feito em 30 sessões ao longo de cinco semanas.

A conclusão é de um estudo publicado no The Lancet, realizado com 2.232 mulheres com câncer ductal invasivo (o mais comum) que foram submetidas a cirurgia conservadora da mama. As pacientes tinham em média 63 anos e 86% dos tumores estavam em estágio inicial (menos de 2 cm).

“Segundo os autores do estudo, da University College London, na Inglaterra, 90% das recorrências do câncer são no mesmo quadrante de onde o tumor é retirado -por isso, uma só sessão após a cirurgia seria eficiente.”

“Os resultados são encorajadores. A intenção da dose única é evitar que a mulher receba radioterapia externa, pois há menos efeito colateral [já que a radiação é localizada, protegendo os tecidos saudáveis]”, afirmou Maria Aparecida Conte Maia, diretora do serviço de radioterapia do Hospital A.C.Camargo, conhecido como Hospital do Câncer, em São Paulo.

Segundo apurou a Folha, Maia testa a técnica há cinco anos no hospital – mais de cem mulheres já receberam o tratamento localizado. A técnica ainda é experimental e é indicada para casos de tumor único, em estágio inicial (menos de 3 cm) e que não tenha atingido as axilas.

Leia a matéria: Uma dose de radioterapia trata câncer de mama (Folha de S.Paulo – 21/06/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas