21/09/2010 – Abuso da “pílula do dia seguinte” coloca saúde em risco (R7)

22 de setembro, 2010

(R7 Notícias) Anticoncepcional de emergência, a chamada “pílula do dia seguinte” vem sendo usado cada vez mais pelas mulheres, em especial as adolescentes, como medicamento de rotina.

Embora não haja estatísticas oficiais, relatos de ginecologistas e hebiatras (médicos especializados em adolescentes) alertam sobre o problema.  

“Já atendi adolescente que em três meses tomou a pílula do dia seguinte quatro vezes”, diz o presidente do Departamento da Saúde do Adolescente da Associação Médica, Paulo César Ribeiro, que explica que o medicamento só deve ser tomado em casos de emergência – quando há violência sexual, rompimento da camisinha ou se a mulher se esquecer de tomar o anticoncepcional.

Os efeitos colaterais do medicamento são: desequilíbrio hormonal, náuseas, cefaleias (dores de cabeça) e até mesmo AVC (Acidente Vascular Cerebral). “É um medicamento que deve ser administrado somente em urgência ou esporadicamente. A concentração hormonal nele é muito alta”, diz o ginecologista Aguinaldo Lopes, professor da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Na opinião do psicanalista Valdeci Fernandes Buzon, “indiretamente, a pílula do dia seguinte estimula a relação sem o uso do preservativo”.

O hebiatra Paulo César Ribeiro, explica que, além dos riscos em função da alta dosagem de hormônios do medicamento, o uso contínuo faz com que a eficácia caia 50%.

Acesse na íntegra: Mulheres abusam da “pílula do dia seguinte” e colocam saúde em risco (R7 Notícias- 21/09/2010)

Leia também: Anvisa proíbe importação de pílula

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas