(iG) “As brasileiras estão mais satisfeitas com sua vida sexual e tiveram mais parceiros na última década. É o que aponta o levantamento “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, realizado em 2010 pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc com 2.365 mulheres e 1.181 homens acima de 15 anos de idade em todo o País. Os indicadores mostram também que as mulheres estão tendo mais relações sexuais fora de suas relações estáveis, como casamentos e namoros.”
Mais prazer e parceiros
“Atualmente, 84% das mulheres entrevistadas dizem “sentir muito prazer” ou “achar o sexo gostoso” na maioria das relações sexuais. Em 2001 o índice era de 78%.”
“A média de parceiros sexuais femininos também aumentou nos últimos anos. Na pesquisa de 2010 as mulheres dizem ter tido relações com 3,4 pessoas diferentes ao longo da vida – em 2001 a média era de 2,6 parceiros.”
Sexo fora do relacionamento
“Questionadas sobre experiências sexuais fora do namoro ou casamento em algum momento da vida, 12% da mulheres assumiram que isso já aconteceu, um aumento em relação aos 7% apurados na pesquisa em 2001. Por outro lado, as brasileiras estão menos desconfiadas de seus parceiros: em 2001, 39% diziam ter certeza que o parceiro a traiu pelo menos uma vez, índice que diminuiu para 29% em 2010. Enquanto isso, 45% dos homens dizem que já traíram a parceira enquanto estavam em uma relação estável.”
Saiba mais:
Pesquisa Mulheres brasileiras nos espaços público e privado 2010
- Nota Metodológica
- Perfil da amostra
- Percepção de ser mulher, machismo e feminismo
- Divisão sexual do trabalho doméstico e remunerado – satisfação com o tempo livre
- Corpo, mídia e sexualidade
- Saúde reprodutiva e abortamento
- Violência Doméstica
- Democracia, mulher e política
Acesse as matérias:
Mais brasileiras estão satisfeitas com a vida sexual (O Estado de S. Paulo – 26/02/2011)
Brasileiras estão mais satisfeitas sexualmente, diz estudo (iG – 24/02/2011)