26/10/2010 – Homofobia em festa da USP (Folha/G1)

26 de outubro, 2010

(Folha de S.Paulo/Portal G1) Noticiado na coluna de Mônica Bergamo:

“HOMOFOBIA NA USP
A agressão a um aluno da USP que é homossexual numa festa promovida pela ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP) virou assunto de polícia. Na sexta, Henrique Peres Andrade, 21, estudante de biologia, foi à balada, num casarão, com um namorado e oito amigos do IB (Instituto de Biociências). Ele diz que os dois ‘descansavam abraçados’ quando três rapazes xingaram, atiraram copos de bebida e desferiram chutes e socos no casal. A segurança, de acordo com Henrique, demorou a agir.

MOSTRA A SUA CARA
‘Estou chocado, foi uma situação horrível!’, escreveu Henrique a um professor, buscando orientação. Ele hoje registrará ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. O centro acadêmico do IB fez circular moção de apoio na universidade. A Defensoria Pública foi acionada. ‘Só quero mostrar que estamos em um país onde a homofobia existe e está mais próxima do que imaginamos’, diz Henrique. Os agressores ainda não foram identificados.” 

O Portal G1 entrevistou os rapazes que foram vítimas das agressões:

“Estamos com medo de ir às festas da USP agora”, afirmaram Henrique Andrade, de 21 anos, estudante de biologia da universidade, e seu namorado, um aluno da arquitetura da USP que prefere não ter o nome divulgado, em entrevista concedida ao G1 na tarde desta terça-feira (26).

“Ainda vamos estudar se entraremos com a representação. Nossa intenção não é culpar ninguém, mas pedir que novas ações dessas ocorram. (…) Não queremos aparecer. Queremos que haja segurança para gays nas festas uspianas.” 

Em nota, a Atlética da ECA lamentou as agressões.

Acesse a matéria completa: ‘Temos medo de ir às festas da USP’, dizem gays vítimas de homofobia (Portal G1 – 26/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas