28/03/2012 – Governo cria programa de qualidade para mamografia

28 de março, 2012

(Júlia Borba, da Folha de S.Paulo-DF) Clínicas públicas e privadas têm de adotar padrão técnico até o fim do ano. A partir de 2013, planos de saúde só poderão credenciar empresas que seguirem diretrizes do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde criou ontem um programa para controlar a qualidade dos exames de mamografia feitos no país.

Até o fim do ano, clínicas da rede pública e privada terão de adequar seus exames e análises ao mesmo padrão técnico. Para isso, a vigilância sanitária de cada região deverá avaliar as necessidades de cada unidade de saúde e determinar como e quando será feito treinamento com os profissionais da área.

O programa também prevê que, a partir de 2013, sejam feitas análises anuais dos atendimentos, com base em relatórios encaminhados ao ministério pelas clínicas.

As informações serão triadas por um comitê de representantes do ministério, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Inca (Instituto Nacional de Câncer) e de sociedades médicas.

Diante dos resultados, haverá o acompanhamento da qualidade dos procedimentos, do número de pacientes atendidos e de possíveis dificuldades de cada hospital. Clínicas consideradas ineficientes receberão orientações.

A partir de 2013, nenhum plano de saúde poderá credenciar empresas que não seguirem as diretrizes. Da mesma forma, o SUS não pagará por exames que não estiverem em conformidade com a portaria.

FALHAS

Na visão do governo, a mudança vai prevenir falhas. Se a detecção dos tumores ou nódulos for mais eficaz, aumentam as chances de tratar a doença ainda no início, o que eleva as chances de cura.

Para o vice-presidente do Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Mastologia, Rodrigo Pepe, o controle vai reduzir discrepâncias entre os serviços na rede pública e na privada. “Hoje há muito mais diagnósticos precoces nos hospitais privados que nos públicos. Vejo um ganho global para população”, diz.

No entanto, o especialista ressalta que, além de cumprir a norma, o governo deverá pensar nos próximos passos.

“É preciso investir para receber esses pacientes. Fazer biopsias em pequenas regiões, facilitar consultas com mastologistas, oferecer novas drogas e reconstruir a mama”, afirma Pepe.

Acesse em pdf: Governo cria programa de qualidade para mamografia (Folha de S.Paulo – 28/03/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas