28/03/2012 – Sites de turismo sexual na mira do governo

28 de março, 2012

(O Globo/André de Souza) Os sites que usam a internet para promover o turismo sexual no Brasil estão na mira do governo. Ao todo, o Ministério do Turismo notificou 2.169 páginas que associam o país à prostituição, das quais 65% estão hospedadas nos Estados Unidos; 12%, na Alemanha; 10%, na Austrália; 10%, no Brasil ;e 2%, no Canadá.
A ofensiva teve início no ano passado, quando o governo decidiu identificar as páginas que usam de forma indevida marcas e programas relacionados ao ministério. Depois, a busca foi ampliada e passou a incluir os sites que fazem associações à prostituição. Do total, 1.770 sites (82%) apresentavam apelo sexual; 1.100 deles (51%) já se ajustaram ou foram retirados do ar.
O ministério diz que, ao todo, foram analisados 38.865 sites, mas não foram encontradas irregularidades na maioria dos casos. Ao observar o grande número de páginas com apelo sexual, o ministério passou a trocar informações com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Ministério da Justiça e a Polícia Federal.
Em nota, a PF disse que ainda está analisando as informações do Ministério do Turismo para verificar se os sites de fato cometeram crimes. Ainda não há prazo para a conclusão dessa análise, e, no caso dos sites hospedados no exterior, a PF vai procurar a cooperação de órgãos policiais internacionais.
Entre os sites notificados está um que, em inglês, se identifica como o “guia para o sexo ao redor do mundo” e compara o Brasil à Tailândia, dizendo que há discussões para saber qual dos dois é o melhor. Mas acrescenta: “Se você escolher o Brasil como um de seus destinos para viagens adultas, você provavelmente não vai se arrepender. O sexo lá é ótimo”.
Destaca ainda que os melhores lugares para sexo estão no Rio e em São Paulo, mas não deixa de mencionar Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador. Outro site oferece um pacote que inclui uma noite com duas garotas brasileiras. Há também páginas que trazem fotos e vídeos de adolescentes.
“A imagem negativa (associada ao turismo sexual), que não condiz com a realidade turística do país, tem sido combatida com afinco pelas instituições públicas”, escreveu ontem o Ministério do Turismo em sua página na internet. A postura atual é radicalmente diferente da que existia nos anos 70 e 80, quando a própria Embratur explorava a sensualidade das mulheres brasileiras para atrair turistas.
– A exploração sexual no turismo é crime, e os responsáveis devem ser punidos – avaliou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Leia em PDF: Sites de turismo sexual na mira do governo (28/03/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas