28/08/2010 – Meninas que se dizem gordas têm estado nutricional adequado (Estadão)

29 de agosto, 2010

(O Estado de S. Paulo) Reportagem do Estadão destaca que “ao entrevistar e medir a altura e o peso de estudantes do último ano do ensino fundamental em escolas públicas e privadas, o IBGE descobriu que 35,8% das meninas que se declararam ‘muito gordas’ apresentavam estado nutricional adequado. Entre os meninos, 21,5% enquadraram-se na mesma situação”.

“Isso tem relação com certo padrão estético que está sendo vendido. Eu, que já sou um pouco mais antigo, fico meio chocado”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “Primeiro, porque é um padrão de beleza que se aproxima mais de lutadores de boxe e, no outro extremo, a uma magreza mórbida, que é explorada como padrão idealizado”.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) foi realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ao longo dos seis primeiros meses de 2009, com 60.973 estudantes, nas 26 capitais e no Distrito Federal, numa parceria com o Ministério da Saúde. O estudo também mostra que, entre os estudantes que se declararam com peso normal, 16% dos meninos e 14% das meninas apresentavam sobrepeso.

O IBGE também perguntou se os estudantes tomavam alguma atitude para perder, manter ou ganhar peso. Das meninas que tomaram alguma atitude para perder peso, metade (51,5%) apresentava estado nutricional adequado. No caso dos meninos, isso ocorreu com 29,8% dos entrevistados.

Leia mais
Meninas que se dizem gordas têm estado nutricional adequado (O Estado de S. Paulo – 28/08/2010)
Uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso, revela IBGE (O Estado de S. Paulo – 28/08/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas