Papa sinaliza nomear mulheres para cargos importantes da Cúria

10 de julho, 2014

(G1 Blog do Camarotti, 10/07/2014) Em entrevista exclusiva ao padre brasileiro Alexandre Awi Mello, o Papa Francisco sinalizou pela primeira vez, de forma explícita, sua intenção de nomear mulheres para cargos importantes da Cúria Romana.

“Nomear uma mulher nos dicastérios romanos, sim. É algo que devo fazer, porque são mais inteligentes que os homens. Isto está claro”, admitiu o Papa, com surpreendente naturalidade.

Na prática, os dicastérios são os departamentos da Igreja Católica que compõem a Cúria, como a Secretaria de Estado, as congregações, os tribunais eclesiásticos e os conselhos. Esses cargos são tradicionalmente ocupados por integrantes do alto clero.

A entrevista com o Papa Francisco faz parte do livro “Ela é minha Mãe”, que o padre Alexandre escreveu e que será lançado neste sábado, no Rio de Janeiro.

O livro traça uma radiografia da devoção mariana do Papa, aborda de forma profunda a importância do documento de Aparecida como uma diretriz do pontificado de Bergoglio, e faz um diagnóstico do papel da mulher na Igreja.

Padre Alexandre foi secretário do então cardeal Bergoglio durante a Celam (Conferência Episcopal Latino-americana) de 2007, em Aparecida, e no ano passado foi escalado pelo próprio Papa para ser o seu assessor no Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude.

Acesse o site de origem: Papa sinaliza nomear mulheres para cargos importantes da Cúria

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas