De olho no voto das mulheres (APG)

27 de outubro, 2010

(Agência Patrícia Galvão) Todos os olhares voltam-se para o eleitorado feminino. Para onde forem as mulheres irão também as urnas? Tem sido assim nas últimas eleições, inclusive no primeiro turno. Será assim no segundo turno das eleições de 2010?

A candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) cresce de maneira gradual na intenção de voto das mulheres. Ao mesmo tempo, o presidenciável José Serra (PSDB) cai de forma lenta, mas constante entre o eleitorado feminino.

Veja a seguir tabela comparativa elaborada pela Agência Patrícia Galvão sobre as intenções de voto de mulheres e homens no segundo turno de acordo com os principais institutos de pesquisa:

EVOLUÇÃO DE INTENÇÃO DE VOTO – ESTIMULADA (POR SEXO)

 

Dfolha
8 out

Ibope
11-13 out

Sensus
11-13 out

Dfolha
14-15 out

Ibope
18-20 out

Sensus
23-25 out

Dfolha
26 out

HOMENS

%

%

%

%

%

%

%

Dilma Rousseff

52

52

49,5

51

53

58

53

José Serra

39

40

41,8

39

39

33

37

brancos/nulos

4

5

2,9

4

5

4

5

indecisos

5

3

5,7

6

3

5

5

MULHERES

%

%

%

%

%

%

%

Dilma Rousseff

43

46

44,3

43

48

47

46

José Serra

44

46

43,5

43

41

41

39

Brancos/nulos

4

4

4,9

5

5

5

5

indecisos

9

3

7,3

9

6

8

10

Fontes: Datafolha/Ibope/Sensus; Instituto Patrícia Galvão – Comunicação e Mídia.

Indicação de fontes:

Fátima Pacheco Jordão
– socióloga e especialista em pesquisas de opinião
Instituto Patrícia Galvão
São Paulo/SP
(11) 3826-7651 / 9423-9402 – [email protected]

José Eustáquio Diniz Alves – demógrafo e pesquisador
Professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais
da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE
Rio de Janeiro/RJ
(21) 2142-4689 / 2142-4696 / 9966-6432 – [email protected]

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas