Projeto Coisa de Mulher fala do papel feminino por meio de ilustrações

07 de dezembro, 2015

(Correio Braziliense, 07/12/2015) Ilustradora cria projeto em que valoriza a importância da figura feminina na história mundial

A expressão “coisa de mulher” se tornou usual em conteúdos pejorativos contra a figura feminina. Cansada disso, a artista Raquel Vitorelo decidiu criar o projeto Coisa de mulher com o objetivo de fazer exatamente o contrário do termo. Ela quis resgatar a presença da mulher na história, na política e na sociedade em geral.

Raquel Vitorelo/Divulgação

Mulheres de diferentes importâncias na história mundial são representadas no trabalho (Foto: Raquel Vitorelo/Divulgação)

“Eu queria que existisse um trabalho que contra-argumentasse a quem quer que dissesse que uma mulher não poderia fazer isso ou aquilo. A minha resposta é que ela não só pode, como já tiveram mulheres que contribuíram com a humanidade nessa mesma área. Coisa de mulher é o que ela bem quiser, afinal”, diz em entrevista ao Correio.

Assim surgiu há um ano o trabalho de ilustrações que vem sendo divulgado nas redes sociais de Raquel, no perfil @rvitorelo no Facebook. Os desenhos feitos pela paulista trazem sempre o termo “coisa de mulher” sempre acompanhado dos feitos de figuras femininas importantes. Algumas são mais conhecidas como grande público como a escritora Simone de Beauvoir, a ganhadora do Prêmio Nobel Malala e a jogadora de futebol Marta.

Mas Raquel faz questão de trazer à tona mulheres que não têm seu trabalho tão reconhecido, como Ada Lovelace, a programadora inglesa que desenvolveu o primeiro algoritmo feito para uma máquina, e Bell Hoks, pensadora e escritora estadunidense que estuda a interconectividade de gênero, raça e classe.

Adriana Izel

Acesse no site de origem: Projeto Coisa de Mulher fala do papel feminino por meio de ilustrações (Correio Braziliense, 07/12/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas