Trabalho doméstico não remunerado favorece pobreza das mulheres, afirma ONU

07 de março, 2014

(Opera Mundi) Relatora da organização para direitos humanos, Magdalena Sepúlveda defende que tema seja incluído na agenda de desenvolvimento do próximo ano

O trabalho doméstico não remunerado favorece a situação de pobreza e exclusão social das mulheres quando não é “socialmente reconhecido e partilhado”, denunciou nesta quinta-feira (06/03) a relatora especial da ONU sobre pobreza extrema e direitos humanos, Magdalena Sepúlveda.

Leia também: Máquina de lavar ajuda a reduzir dupla jornada feminina no Brasil (iG)
– Mulher ainda gasta quase dobro do tempo com trabalho doméstico que homem (iG)

Sepúlveda fez um apelo aos países para que o trabalho seja “mais valorizado e apoiado”. “O trabalho doméstico não remunerado deve ser uma responsabilidade social e coletiva para os homens e as mulheres, apoiado pelo Estado, em lugar de cair inteiramente sobre os ombros da mulher”, declarou Sepúlveda em comunicado por causa do Dia Internacional da Mulher, realizado amanhã.

A relatora insistiu que o trabalho doméstico “é naturalizado” e representa um “grande obstáculo” para a igualdade entre homens e mulheres, já que “ocupa o tempo das mulheres” e impede o acesso a educação, trabalho digno, saúde e participação política.

A tarefa é um bem social “positivo e insubstituível”, “a base de nossas sociedades, e é crucial para o crescimento econômico e o desenvolvimento social. No entanto, foi negligenciado ou naturalizado pelos responsáveis políticos em grande parte”, acrescentou.

A relatora acredita que, “pelo bem dos direitos humanos e o desenvolvimento equitativo e sustentável”, a ONU deve incluir o tema na agenda de desenvolvimento para 2015.

Sepúlveda pediu aos responsáveis políticos “a deixar de separar o olhar das mulheres” e tomar medidas concretas para “reconhecer, reduzir e redistribuir a carga” do trabalho doméstico não remunerado.

Essa, disse, “é uma condição necessária” para a igualdade, o desenvolvimento sustentável e o pleno gozo dos direitos das mulheres.

Com Agência EFE

Acesse o PDF: Trabalho doméstico não remunerado favorece pobreza das mulheres, afirma ONU (Opera Mundi, 07/03/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas