Após dizer que física é ‘assunto de homem’, cientista é suspenso de organização de pesquisa nuclear

02 de outubro, 2018

Em apresentação sexista no Cern, italiano acusou as mulheres de terem cada vez mais postos apenas pelo ‘debate de gênero’

(O Globo, 02/10/2018 – acesse no site de origem)

A Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (Cern) suspendeu nesta segunda-feira sua colaboração com o cientista italiano Alessandro Strumia, que afirmou que a física era um “assunto de homens” e acusou as mulheres de obterem cada vez mais postos graças ao debate da igualdade.

As declarações foram dadas em uma apresentação, na última sexta-feira, durante uma oficina organizada pelo Cern intitulada “Teoria de altas energias e gênero”. Várias cientistas que também participaram do evento em Genebra acusaram Strumia nas redes sociais por ter feito declarações sexistas.

A AFP teve acesso à apresentação do cientista da Universidade de Pisa, na qual ele sugere, com equações e gráficos, que os homens enfrentam uma discriminação cada vez maior no campo da física.

Ele afirmou que o papel cada vez mais importante das mulheres nos empregos relacionados com a física não está relacionado com suas qualificações, mas com o aumento do debate sobre questões de gênero e de igualdade.

‘Apresentação particularmente chocante’

Nesta apresentação, ele apontou: “A física foi inventada e construída pelos homens, não entramos por convite”. E acrescentou: “A física não é sexista em relação às mulheres. Mas a verdade não importa, porque isso faz parte de uma batalha política que vem do exterior. Não sabemos quem vai ganhar”.

Em um comunicado, o Cern, dirigido pela italiana Fabiola Gianotti, qualificou como “particularmente chocante a apresentação feita por este cientista convidado”.

A organização detalhou que não conhecia o conteúdo da apresentação antes da oficina e indicou que decidiu retirá-la de seu sistema de arquivos on-line, “conforme seu código de conduta, em virtude do qual os ataques e insultos pessoais não são tolerados”.

“A diversidade faz parte do Cern e é também um dos valores fundamentais sob nosso código de conduta. A organização está plenamente comprometida com a promoção da diversidade e igualdade, em todos os níveis”, apontou.

Em um segundo comunicado, o Cern anunciou a “suspensão com efeito imediato do cientista de toda atividade na instituição, à espera de uma investigação sobre o incidente da semana passada”.

Segundo o Cern, nos últimos dez anos, a porcentagem de mulheres que trabalham na organização aumentou muito pouco, e elas continuam representando cerca de 20% dos funcionários.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas