Cern escolhe primeira mulher como diretora-geral

04 de novembro, 2014

(O Globo, 04/11/2014) O conselho do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) elegeu na manhã desta terça-feira a física italiana Fabiola Gianotti para ser sua nova diretora-geral por um período de cinco anos a partir de 1º de janeiro de 2016. Fabiola é a primeira mulher a ser escolhida para dirigir a instituição que opera o Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, instalado na fronteira de França e Suíça.

Com 52 anos, Fabiola era uma das líderes e a porta-voz do experimento Atlas quando do anúncio da detecção do bóson de Higgs, apelidada “partícula de Deus”, em julho de 2012. Responsável por dotar de massa tudo que existe, a partícula foi prevista em teoria pelo físico britânico Peter Higgs e o belga François Englert ainda nos anos 1960, e era a única das 32 partículas fundamentais do Universo (quarks e elétrons, entre outras) previstas pelo Modelo Padrão da Física (MP) que ainda não tinha sido detectada pelos cientistas. A confirmação da previsão rendeu a Higgs e Englert o Prêmio Nobel de Física de 2013.

– É uma grande honra e responsabilidade para mim ser escolhida a próxima diretora-geral do Cern seguindo 15 destacados antecessores – disse Gianotti. – O Cern é um centro de excelência científica e fonte de orgulho e inspiração para físicos de todo o mundo. O Cern também é um berçário de tecnologia e inovação, uma fonte de conhecimento e educação e um brilhante e concreto exemplo de cooperação científica e da paz globais. É a combinação destes quatro aspectos que fazem do Cern tão único, um lugar que produz cientistas melhores e pessoas melhores. Comprometo-me completamente a manter a excelência do Cern em todos seus atributos com a ajuda de todos, inclusive do conselho do Cern, seus funcionários e usuários de todo o mundo.

Cesar Baima

Acesse o PDF: Cern escolhe primeira mulher como diretora-geral (O Globo, 04/11/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas