Empresas firmam compromisso pela superação das desigualdades de gênero e raça no mundo do trabalho

14 de março, 2014

(SPM-PR) Promover práticas e ações que superem as desigualdades de gênero e raça no ambiente de trabalho é um dos objetivos do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Na próxima terça-feira (18/03), a ministra Eleonora Menicucci, da SPM, e representantes de 83 organizações públicas e privadas participantes da quinta edição do programa assinam termo de compromisso, em cerimônia em Brasília.

O evento terá a participação da ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), de Nadine Gasman, da ONU Mulheres, e de Lais Abramo, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), instituições parceiras da SPM na execução do Pró-Equidade.

A cerimônia marcará o compromisso das empresas e instituições com a consolidação das políticas para as mulheres no mundo do trabalho, no sentido de contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, na remuneração, ascensão e permanência no emprego.

Avanços

Na primeira edição, em 2005, 15 organizações — todas de caráter público — aderiram ao Pró-Equidade, envolvendo cerca de 400 mil funcionárias e funcionários. Em sua quinta edição, o programa chega a 83 organizações, entre grandes corporações, empresas públicas e privadas e instituições, e envolverá cerca de um milhão de trabalhadoras e trabalhadores.

De acordo com a coordenadora do Pró-Equidade de Gênero e Raça, Simone Schäffer, já se percebe um diferencial nas relações de trabalho em organizações que participam do programa desde sua primeira edição. “As organizações participantes do Programa Pró-Equidade chegam a apresentar quase três vezes mais mulheres em cargos executivos em comparação com outras empresas que ainda não aderiram ao Programa”, afirma.

Em fevereiro deste ano, a SPM também lançou o Manual de Práticas de Igualdade, que reúne as iniciativas de destaque implementadas pelas empresas e instituições participantes da quarta edição do programa, encerrada em 2013. Dentre os exemplos, estão ações que envolvem atenção à saúde da mulher, formação para o enfrentamento do assédio moral e sexual, além de seminários sobre mulheres, ciência e tecnologia.

Certificação

Após a assinatura do termo de compromisso, as organizações darão sequência à implementação dos planos de ação, elaborados no processo de adesão ao programa. Durante o período de execução dos planos, a SPM realizará oficinas e visitas de monitoramento, com a finalidade de acompanhar e auxiliar o desenvolvimento das ações. Em agosto de 2015, as empresas e instituições participantes deverão apresentar o relatório final para a SPM.

As organizações que colocarem em prática 70% das ações previstas no plano serão certificadas com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. O símbolo reconhece o trabalho realizado pelas organizações no enfrentamento da desigualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

Cerimônia de Assinatura do Termo de Compromisso da 5ª edição do Pró-Equidade de Gênero e Raça

Data: 18 de março de 2014
Horário: 16h
Local: Brasília Palace Hotel – SHTN, Trecho 01, Conjunto 01, Brasília – DF.

Acesse o PDF: Empresas firmam compromisso pela superação das desigualdades de gênero e raça no mundo do trabalho (SPM-PR – 14/03/2014)

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas