Brasil precisa valorizar a força e o talento das mulheres, diz Dilma

03 de março, 2014

(G1) Presidente antecipou homenagem por conta do Dia Internacional da Mulher. Segundo Dilma, país trabalha para romper barreiras.

A presidente Dilma Rousseff antecipou no seu programa de rádio “Café com a Presidente”, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (3), a homenagem às mulheres brasileiras, por conta do Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março. Segundo Dilma, o Brasil precisa valorizar a força e o talento de cada mulher.

“Quero dar os parabéns a todas as mulheres brasileiras por esse dia tão especial e dizer que nós, mulheres, avançamos muito na conquista de direitos e de uma vida melhor no Brasil. Para sermos uma nação mais justa e desenvolvida, o Brasil precisa valorizar cada vez mais a força e o talento de cada uma de suas mulheres. Por isso, o governo trabalha com firmeza para romper barreiras, combater os preconceitos e as desigualdades, e incentivar a autonomia das mulheres. Foi com essa determinação que nós decidimos, por exemplo, que as mulheres devem ser, prioritariamente, as titulares do cartão do Bolsa Família. E hoje 93% dos cartões do Bolsa Família estão no nome das mulheres”.

De acordo com a presidente, dar a titularidade do Bolsa Família deu mais autonomia às mulheres. “A mulher tem papel central no cuidado com a família e com a casa. Com o cartão do Bolsa Família em seu nome, ela tem autonomia para usar o dinheiro como quiser, pode comprar alimento, remédio, roupa ou um sapato que está faltando e o material escolar para as crianças. O Minha Casa Minha Vida também deu um passo importante para fortalecer o papel da mulher. No Minha Casa Minha Vida, a mulher tem prioridade no registro do imóvel. 1,5 milhão de casas foram entregues até janeiro deste ano. 52%, portanto, mais da metade, estão no nome da mulher. É mais direito e mais autonomia”.

Para Dilma, as mulheres estão estudando mais. “Elas estão estudando mais e estão também buscando qualificação profissional. São mais da metade das bolsas do ProUni e também são mais da metade dos financiamentos do FIES. As mulheres também são maioria nos cursos de qualificação profissional que o Pronatec oferece. Hoje, seis em cada dez alunos do Pronatec são mulheres. E, pelo Brasil afora, elas estão aprendendo uma profissão e melhorando a sua formação para conseguir um bom emprego. De 970 mil matrículas do Pronatec Brasil sem Miséria, mais de 650 mil foram feitas por mulheres. Com o seu esforço e dedicação, com o apoio de suas famílias, as mulheres podem mudar o seu destino. O governo, o que tem de fazer é oferecer as oportunidades para que elas conquistem uma vida melhor para si mesmas e para a sua família”.

Dilma disse que o número de mulheres no mercado de trabalho está crescendo. “O Brasil criou 4,5 milhões de empregos nos últimos três anos. Desse total, mais da metade das vagas foram ocupadas por mulheres. Foram 2,4 milhões de mulheres que tiveram suas carteiras assinadas”.

Dilma falou ainda sobre a violência conta a mulher. “Para combater a violência, não bastam estas ações. Nós temos um programa, o Mulher, Viver sem Violência, que integra vários serviços de apoio às vítimas. Uma ação importante do programa é a construção da Casa da Mulher Brasileira, que vai funcionar como um lugar de denúncia, de acolhimento e de proteção às vítimas da violência. Na Casa, estarão presentes as delegacias da mulher, o Ministério Público, a Justiça Especializada, a Defensoria, a assistência social, o Sine e o Sistema S. Nós vamos construir uma Casa da Mulher Brasileira em cada uma das capitais. Temos também um serviço que vai até as mulheres. São 54 ônibus levando atendimento às áreas rurais do país. Em cada ônibus é possível prestar queixa, receber orientação de um promotor e receber o apoio de um psicólogo”.

Acesse em pdf: Brasil precisa valorizar a força e o talento das mulheres, diz Dilma (G1 – 03/03/2014)

Veja também: Dilma: O Brasil precisa valorizar cada vez mais a força e o talento de cada uma de suas mulheres (Blog do Planalto – 03/03/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas