A cineasta e ativista Jacira Melo, diretora-executiva do Instituto Patrícia Galvão, e a mestre em economia Gabriela Mendes Chaves, fundadora do NoFront – Empoderamento Financeiro, falam sobre violência no ambiente de trabalho e como algumas mulheres acabam por suportar essas situações no podcast Marie Claire @Work, que estreia uma série de três episódios sobre equidade de gênero no mercado de trabalho
(Revista Marie Claire| 12/03/2021 | Por Adriana Ferreira Silva)
Em 2019, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou pela primeira vez uma convenção específica sobre assédio e violência no mundo do trabalho, que ressaltava a importância da perspectiva de gênero e das interseccionalidades de raça na análise de situações de assédio, por ele acontecer principalmente com mulheres.
Sabemos que esse é um problema no Brasil, agravado por nossa situação socioeconômica atual. Mas qual a dimensão disso? Essa foi umas das perguntas que a Laudes Foundation, em parceria com o Instituto Patrícia Galvão e o Locomotiva, fez na pesquisa Percepções sobre Violência e Assédio contra Mulheres no Trabalho, realizada em outubro de 2020 com mais de 1.500 homens e mulheres de todo o Brasil.