Vídeo explica didaticamente o que é feminismo branco

1734
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

(Revista Fórum, 13/08/2015) Após discussão entre cantoras Nicki Minaj e Taylor Swift, debate sobre o tema ganhou força. O portal Huffington Post abordou o assunto em um vídeo explicativo. Assista

No final de julho, as cantoras norte-americanas Nicki Minaj e Taylor Swift se desentenderam no Twitter. O motivo: Minaj criticou o fato de o videocple de sua músicaAnaconda não ter sido indicado à categoria “Vídeo do ano” no VMA, uma das maiores premiações de música dos EUA, mesmo tendo batido recordes de popularidade.

No microblogue, a rapper escreveu que se “fosse um ‘tipo’ diferente de artista” teria recebido a nomeação, referindo-se às suas características enquanto mulher negra e fora dos padrões de beleza que consideram perfeito o corpo magro. Swift, que lidera em número de indicações ao prêmio, acusou Nicki de “jogar mulheres umas contras as outras” e ignorou todo o debate sobre racismo que a colega havia iniciado. Pela reação, Taylor foi bastante criticada nas redes sociais, e acabou pedindo desculpas à colega.

Desde então, a discussão sobre o feminismo branco ganhou força. Diante do debate, o Huffington Post lançou, no último dia 10, um vídeo explicando de forma bastante didática o que o termo significa. Confira abaixo (com legendas):

Why We Need To Talk About White Feminism“The best thing any white feminist can do is educate herself, and listen and engage with the experiences of women of color without silencing them.”

Posted by HuffPost Women on Segunda, 10 de agosto de 2015

Acesse no site de origem: Vídeo explica didaticamente o que é feminismo branco (Revista Fórum, 13/08/2015)

Compartilhar: