Assassinato de Mulheres em Pernambuco

28 de novembro, 2006

De autoria do repórter Aureliano Biancarelli,  o livro contém o relato de vários casos de violência que terminaram – ou que podem terminar – em morte e descreve como vem se dando a reação dos grupos feministas que se mobilizaram para monitorar os crimes, denunciar a impunidade e pressionar por políticas públicas efetivas no combate à violência contra as mulheres (Editora Publisher, 136 p.) 

De autoria do repórter Aureliano Biancarelli, com prefácio de Jacqueline Pitanguy e comentários de Luiz Eduardo Soares, o livro “Assassinatos de Mulheres em Pernambuco: Violência e resistência em um contexto de desigualdade, injustiça e machismo” contém o relato de vários casos de violência que terminaram -ou que podem terminar- em morte e descreve como vem se dando a reação dos grupos feministas que se mobilizaram para monitorar os crimes, denunciar a impunidade e pressionar por políticas públicas efetivas no combate à violência contra as mulheres.

O livro é uma realização do Instituto Patrícia Galvão em parceria com o grupo SOS Corpo e o Fórum de Mulheres de Pernambuco. O jornalista Aureliano Biancarelli foi repórter da Folha de S. Paulo e atualmente é repórter especial do caderno Aliás do jornal O Estado de S. Paulo. A intenção da publicação é que a reação organizada dos grupos feministas de Pernambuco se torne conhecida e possa servir como modelo de resistência em outros estados. Para escrever esse livro-reportagem, o jornalista Aureliano Biancarelli passou duas semanas na Região Metropolitana do Recife e em algumas cidades da Zona da Mata Sul. Recolheu relatos de familiares de vítimas anônimas e de assassinatos que ganharam destaque na mídia. Nos dois cenários, encontrou sempre uma história comum de impunidade. Biancarelli também ouviu mulheres que continuam vivendo perigo de morte, agredidas e ameaçadas por seus maridos, namorados ou companheiros. Muitas ainda não encontraram coragem para denunciar essa violência. São as sobreviventes de uma guerra doméstica.

Ficha técnica: Assassinatos de Mulheres em Pernambuco: Violência e resistência em um contexto de desigualdade, injustiça e machismo
Realização: Instituto Patrícia Galvão
Autor: Aureliano Biancarelli, com prefácio de Jacqueline Pitanguy e comentários de Luiz Eduardo Soares
Parceria: SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia
Apoio: Fundação Ford
Editora Publisher, 136 páginas, 2006.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas