22/06/2011 – Mamógrafos no SUS são suficientes, mas estão mal distribuídos

22 de junho, 2011

(Época) Auditoria do Ministério da Saúde mostra que o número de mamógrafos no Sistema Único de Saúde (SUS) é mais do que suficiente, mas os 1.541 equipamentos estão mal distribuídos pelo país, concentrados no Sul e no Sudeste e escassos no Norte. 

Enquanto na região Norte há um mamógrafo em uso para cada 118 mil mulheres, na região Sul, há apenas 1 para cada 54 mil. Em números brutos, são 66 equipamentos no Norte e 287 no Sul. No Acre, por exemplo, há apenas 3 mamógrafos, sendo que apenas um estava em uso quando foi feita a auditoria (dois estavam ainda na embalagem).


Na região Nordeste há 1 mamógrafo para cada 101 mil mulheres. No Centro-Oeste, 1 para 71 mil. E no Sudeste, onde há o maior número absoluto de equipamentos (587 em uso, de um total de 669), é 1 para cada 71 mil mulheres. 

A reportagem da revista Época destaca que, apesar da discrepância entre as regiões, todas possuem, segundo o parâmetro do Instituto Nacional do Câncer (Inca),o número mínimo de aparelhos necessários. O indicado é pelo menos 1 para cada 240 mil habitantes.

De acordo com o estudo do Ministério da Saúde, os equipamentos que estão funcionando prestam um bom serviço à população: o atendimento foi avaliado como bom ou muito bom por 91% das brasileiras.

A auditoria do ministério foi realizada com o objetivo de nortear o programa contra os cânceres de colo de útero e de mama, que receberá investimentos de R$ 4,5 bilhões até 2014.

Leia na íntegra: Mamógrafos suficientes no SUS, mas mal distribuídos (Época – 22/06/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas