1º de maio : Vamos falar de assédio? Por Valéria Scarance

02 de maio, 2017

#ALFORRIAPARAMULHERES

Lata d’água na cabeça
Lá vai Maria
Lá vai Maria
Sobe o morro e não se cansa
Pela mão leva a criança
Lá vai Maria

(Carta Forense, 02/05/2017 – Acesse no site de origem)

O 1º de Maio foi instituído oficialmente em Paris no início de 1900 para relembrar a luta por melhores condições de trabalho.

Muito se lutou, nas ruas, nas leis e nas causas judiciais para se alcançar condições dignas de trabalho. O medo de perder o emprego e a dependência do salário tornavam o trabalhador vulnerável. Com as conquistas, estabeleceu-se a igualdade material, entre os desiguais “patrão” e “empregado”.

Mas um ponto parece que foi esquecido. Há pessoas no ambiente de trabalho que permanecem vulneráveis.

Essa vulnerabilidade não está estampada, não é dita e não é fácil de ser percebida, pois atinge brutalmente a pessoa trabalhadora em aspectos mais íntimos – sua autoestima, sua determinação e sua autonomia.

Essas pessoas são as que sofrem o ASSÉDIO SEXUAL.

E nunca houve GREVE por este motivo. Nem movimentação dos sindicatos.
O assédio sexual atinge ao menos 50% dos trabalhadores, em sua grande maioria MULHERES.  Há dupla opressão: como mulheres, devem se sujeitar aos gracejos e avanços, vistos como  “naturais”; como funcionárias, devem se submeter aos chefes para manter o emprego e muitas vezes sustentar os filhos.

Os relatos são sempre iguais. Os assediadores ocupam cargos superiores ou proeminentes e ganham espaço aos poucos, com gracejos e tocando os corpos dessas mulheres e adolescentes. A seguir, alguns relatos:

– Anônima, assediada pelo Diretor Financeiro: “Eu dizia que iria denunciá-lo, mas quanto mais eu falava, mais ele pegava em mim. Certo dia, eu estava na copa do escritório, de costas. Ele me encoxou e me deu um beijo na bochecha. Eu fiquei totalmente sem reação. Só consegui virar de frente para ele parar e sentar no meu lugar. Decidi não falar para ninguém, pois uma advogada  me orientou que,  em um processo de assédio, eu precisaria de provas ou testemunhas – e eu não tinha nem um, nem outro”.

– F.B, estagiária, assediada por advogado: “um dia ele colocou a mão no meu seio, apertou e depois colocou a mão no outro. Eu fiquei gelada, muda, não sabia o que fazer. Foi um tapa na cara… Depois disso, passei a falar apenas o essencial, não peguei mais carona e nem contei para ninguém o que aconteceu”.

– C.B., assediada pelo chefe (amigo de seu pai): “tinha 16 anos quando trabalhei no gabinete de um vereador com digitadora. Sempre que estava sozinha com o chefe de gabinete, ele vinha alisar o meu ombro, passar a mão no cabelo e ficar falando o quanto eu era bonita, que eu tinha mudado muito desde quando ele me conheceu – ele era conhecido do meu pai, então, me viu quando eu era criança….comecei a ficar com um nojo tão grande que não conseguia mais disfarçar…Só fui contar isso para meu pai quando saí de lá, com 18 anos”.

– B.B. , assediada pelo maitre de um restaurante: “trabalhei como hostess em um restaurante. O maitre começou a fazer convites para sairmos para beber e eu, sempre educada, dava um jeito de recusar sem constrangê-lo. Até que um dia ele pediu para mim uma foto da minha ´vagina´. Depois daquele dia, me afastei e evitei todo tipo de contato. Ele começou a ser agressivo, colocar defeitos no meu trabalho e alterar escalas para que eu não tirasse folga”. (Depoimentos extraídos da matéria: Assédio Sexual no Trabalho, Finanças Femininas:UOL, Acesso:24.04.2017).

Tal como nos depoimentos, o assediador prefere mulheres sobre as quais exerce poder e controle. Não é uma relação de afeto. Só conquista. A recusa raramente é aceita e, nestes casos, a abordagem se torna mais insistente, invasiva e a vítima pode sofrer retaliação.

Pesquisa realizada com quase 5.000 pessoas em todo o país pelo site VAGAS.COM revelou que o assédio sexual atinge 79,9% mulheres e, dentre as pessoas que noticiaram o fato, em 74,6% dos casos o agressor continuou na empresa. Por isso, a regra é o silêncio.

ASSÉDIO Moral/Sexual
* 84% dos agressores são chefes/superiores
* 79,9% das vítimas de assédio sexual são mulheres
* 87,5% das vítimas não denunciaram o assédio

MOTIVOS do SILÊNCIO:
* 39,4% medo de perder o emprego
* 31,6 % receio de represália
* 11% por vergonha
* 8,2% medo de ser considerado culpado/a
* 3,9% por  sentimento de culpa

Caso o assédio seja transitório, os problemas de saúde que normalmente surgem como stress, fadiga, vertigens, podem desaparecer. Contudo,  se o assédio for persistente, surgem danos mais sérios. Estes são os danos à saúde descritos por Marie-France Hirigoyen, em sua obra El Acoso Moral em el Trabajo, que inclusive menciona a possibilidade de suicídio:

Consequências do assédio
 
STRESS E ANSIEDADE
Cansaço, fadiga, nervosismo, problemas digestivos. Podem desaparecer se a situação se resolve mais rapidamente.

TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS
52% das pessoas têm esses transtornos e muitas se automedicam.
Podem ser seguidos de stress pós-traumático.
São as alterações repentinas de peso (20, 30 kg), doenças estomacais com úlceras, colites, problemas endocrinais (tireoides, menstruais), alterações de pressão), vertigens e doenças de pele.

DEPRESSÃO 
Uma das consequências mais graves é a depressão, que, nos casos mais severos, pode levar ao suicídio.
 65% severa, com consulta a psiquiatra em 52% dos casos
24% estado depressivo leve
7% estado depressivo moderado.
 
            Assédio não é cantada, não tem graça e não é brincadeira. A vítima não tem condições de lutar, sozinha, contra a opressão do assediador e a postura da empresa é fundamental para evitar que padrões de desrespeito e a abuso se perpetuem. Mais do que lutar contra corrupção, compliance deve ser também proteção de pessoas.
 
            Em uma Carta de Alforria de 1887 de escravo/a,  constava a justificativa “para não ter o desgosto de viver em cativeiro”, como identificou a pesquisadora Maria de Fatima Novaes Pires.
            Após mais de um século, qual de nós, mulheres, não gostaria de estar liberta da jornada tripla – pois Maria se cansa - e do cativeiro de assédio/cantadas em nossos locais de trabalho? É tempo de ALFORRIA PARA AS MULHERES!.
Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas