Brasil teve ao menos 1 caso de feminicídio por dia em 2022; SP e RJ lideram

Ato Pelo Fim do Assédio nas Escolas – Rio de Janeiro – 24.08.2018

Foto: Mídia Ninja

06 de março, 2023 Uol Por Caê Vasconcelos

A corretora Ana Carolina da Silva Santos Fernandes, 27, foi encontrada morta, em outubro de 2022, dentro da própria casa, com a filha de dois anos no colo. Principal suspeito pelo crime, Fernando Fernandes dos Santos, 35, o marido, foi preso em fevereiro deste ano. O corpo foi localizado pela mãe de Ana, após uma ligação da sogra da vítima para falar sobre uma suposta briga entre o casal. Uma mulher morre por ser mulher a cada dia 495 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, em 2022. São Paulo foi o estado com mais registros: 109 casos. A morte de Ana Carolina dá nome aos números, pois ela foi assassinada na zona leste da capital paulista. Os dados fazem parte do terceiro relatório “Elas Vivem: dados que não se calam”, elaborado pela Rede de Observatórios da Segurança, lançado nesta semana.

Feminicídio é o termo usado para denominar assassinatos de mulheres cometidos em razão do gênero.

No Brasil, a Lei do Feminicídio, de 2015, estabelece que, quando o homicídio é cometido contra uma mulher, a pena é maior. A maior parte dos registros tem como autor do crime companheiros e ex-companheiros das vítimas. Eles foram responsáveis por 75% dos casos de feminicídios.

As principais motivações são brigas e términos de relacionamento. Números de feminicídios em 2022: São Paulo – 109 casos Rio de Janeiro – 103 casos Bahia – 91 casos Pernambuco – 59 casos Maranhão – 57 casos Piauí – 48 casos Ceará – 28 casos.

Acesse a matéria completa no site de origem.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas