Webinário Políticas públicas de enfrentamento ao feminicídio – Dia 10/02, às 17h

08 de fevereiro, 2022

Soraia Mendes e Wânia Pasinato são as convidadas do evento online que apresenta dados da pesquisa Percepções da população brasileira sobre feminicídio  

 

O Estado deve atuar em prol das mulheres nas questões de violência de gênero, por meio da elaboração e implementação de políticas públicas de enfrentamento às violações contra as mulheres, inclusive dao feminicídio. Este é o mote do webinário Políticas públicas de enfrentamento ao feminicídio da próxima quinta-feira, dia 10, das 17h às 18h30. A advogada criminalista e especialista em direitos das mulheres, Soraia Mendes, e a consultora da ONU Mulheres Brasil em políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, Wânia Pasinato, são as convidadas do evento online. A transmissão será pelos canais da Agência Patrícia Galvão no YouTube e Facebook

As convidados serão recebidas pelas diretoras do Instituto Patrícia Galvão Jacira Melo e Marisa Sanematsu, que irão apresentar os dados da pesquisa Percepções da população brasileira sobre feminicídio, realizada em parceria com o Instituto Locomotiva e apoio do Fundo Canadá. 

Segundo os dados do levantamento, para 90% da população, se as mulheres ameaçadas de feminicídio tivessem apoio do Estado elas se sentiriam mais seguras para denunciar e sair da relação violenta. E, ainda, 85% acreditam que os serviços de atendimento à mulher agredida são bons, mas estão presentes em poucas cidades e não dão conta de atender as mulheres em todo o país. O levantamento revela também que a maior parte da população é a favor da promoção de campanhas para sensibilizar a população sobre essas questões e estimular a denúncia e também apoia a capacitação dos profissionais dos serviços de assistência para avaliarem o risco das mulheres, até porque, para 93% da população, mais importante do que punir o assassino é evitar o assassinato da mulher.

Conheça as convidadas:

Soraia Mendes, advogada criminalista e especialista em Direitos das Mulheres, perita em processo penal credenciada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos para o Caso 12.263 Márcia Barbosa vs. Brasil, primeira condenação internacional do Brasil por feminicídio.

Wânia Pasinato, consultora da ONU Mulheres Brasil em políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Série de webinários

O encontro online é o terceiro da série de webinários que debate os dados da pesquisa de opinião “Percepções da população brasileira sobre feminicídio”, lançada em novembro de 2021 pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, com apoio do Fundo Canadá. 

Confira também os webinários:

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas