04/02/2013 – Ministra das Mulheres diz que sociedade deve perder o medo de denunciar casos de tráfico de pessoas

04 de fevereiro, 2013

(Jornal Nacional) O presidente da CPI do Tráfico de Pessoas pretende convocar para depor o casal preso na Bahia suspeito de aliciar mulheres para bordéis na Europa. A denúncia, feita por uma mãe, foi ao ar, neste domingo (3), no Fantástico.

Leia também

Aumentam denúncias de tráfico de mulheres no Ligue 180, por Ancelmo Gois

Violência contra mulheres brasileiras transpõe fronteiras, diz ministra

Ligação ao 180 leva à prisão de quadrilha internacional de tráfico de mulheres

SPM divulga perfil de atendimentos do Ligue 180 a brasileiras no exterior

Foi a segunda operação da Polícia Federal para resgatar brasileiras exploradas sexualmente na Espanha nos últimos sete meses. Desta vez, o trabalho começou a partir da denúncia feita por uma mãe ao serviço Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Ela desconfiou da situação vivida pela filha ao assistir à novela Salve Jorge, que trata do tema.

O correspondente André Luiz Azevedo acompanhou a operação na cidade espanhola de Salamanca na última quarta-feira.

A operação começou no Brasil, na semana passada, com as prisões, em Salvador, de Denílson Pereira Reis e Elizânia Evangelista. Segundo a Polícia Federal, o casal trabalhava para o espanhol Bermudez Motos, dono da casa de prostituição de Salamanca, e para a companheira dele, a brasileira Renata Gomes Nunes.

No prostíbulo espanhol, os agentes encontraram mulheres de várias nacionalidades que viviam como prisioneiras. Entre elas, a brasileira, filha da telespectadora da novela. A jovem voltou ao Brasil na noite de sábado.

Na Câmara dos Deputados, a CPI que investiga o tráfico de pessoas já identificou a Espanha como uma das principais rotas para a exploração sexual de brasileiras, e o presidente da comissão quer convocar o casal preso na Bahia para depor.

“A partir disso, a gente tentar alcançar a extensão dessa rede, que não é uma rede que se resume a esses agenciadores aqui no Brasil”, afirmou o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), presidente da CPI do Tráfico de Pessoas.

Para a ministra de Política para Mulheres, Eleonora Menicucci, a ajuda da sociedade nesses casos é fundamental.

“Eu sempre tenho feito insistentemente apelo à população brasileira. Seja homem, seja mulher. Que denuncie. Denuncie e denuncie. Perca o medo”, reforçou a ministra.

Assista a reportagem em vídeo: CPI quer convocar casal suspeito de aliciar mulheres para bordéis na Europa (Jornal Nacional – 04/02/2013)

Leia mais: Baiana explorada na Espanha é ouvida pela PF (A Tarde – 04/02/2013)

Mais de 30% dos atendimentos a brasileiras no exterior, feito pelo Ligue 180 Internacional, são relatos de violência

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas